A ODEBRECHT tem avançado bastante nas obras da Ferrovia Transnordestina. Aliás, os trilhos já chegam até o distrito de Varzinha que fica a 18km do município de Serra Talhada em direção a Custódia-PE. Há grande movimentação de máquinas e operários no lote 03 que vai de Varzinha até Custódia.
Mesmo sendo menos complicada e complexa em relação a obra da Transposição do Rio São Francisco, esta obra tem atingidos famílias, comunidades, agricultores e seus territórios gerando conflitos por terra, de interesses públicos e privados.
Do outro lado, as negociações com os atingidos se arrastam numa lenta morosidade. Ainda encontramos casas rachadas desde que a obra foi iniciada e até hoje não foram recuperadas. O problema da travessia e das estradas para as famílias que residem na localidade atingida também continua: a capela antiga que se encontra no alinhamento da ferrovia está sem solução e as 140 famílias em Afogados da Ingazeira que estão atingidas e ameaçadas de serem retiradas do local por causa da ferrovia.
Neste dia 11 de julho passei olhando o canal no lote 11. Há avanços a atrasos e abandono da obra. A movimentação de máquinas e operários é pontual, pois desde o inicio o canal é construído por pedaços. Então, encontra-se pedaços feitos, pedaços escavados, pedaços só planeados, pedaços que só foi feito a topografia, mas o mato já cresceu de novo, pedaços que não foi feito nada, a não ser só a medição.
Contudo, pode-se vê que neste lote 11, 80% do canal já está concretado. Mas aos poucos o que foi feito começa a se gastar.
A retomada da obra da transposição é lenta, pois a paralisação e abandono de longos trechos é notório até por quem passa pela BR cortada pelo canal.
As negociações com as comunidades, famílias e agricultores atingidos é lentíssima. Tem famílias e comunidades para serem indenizadas desde 2007 e até hoje não foram, o problema do local das travessias de moradores e animais continua, indenizações com baixo valor rejeitada pelos moradores e as negociações por nova reavaliação dos valores se arrastam a anos, como é o caso do Assentamento Serra Negra, no Município de Floresta-PE (dois anos).
Neste mês de Julho de 2012 a presidenta Dilma anunciará mais um pacote de 17 bilhões para amenizar os efeitos da seca. Deste 6 bilhões irá para a Transposição.
O Governador de pernambuco criou uma Comissão da seca com os Deputados do sertão, até agora eles ficam só fazendo audiência nos municípios, muita conversa e nenhuma ação.
O Governador de Pernambuco e o Ministro da Integração Nacional disseram que o canal de aproximação (Floresta) estará jogando água na barragem de areia em setembro de 2012.
O Exército de Engenharia e construção 3º BEC responsável pela construção do canal de aproximação do Rio São Francisco disse que este estará pronto em Setembro de 2012.
O Governo Federal através da CODEVASP quer implantar nos Municípios atingidos pela seca mais um paliativo para os sertanejos: as cisternas de polietileno (plástico), com capacidade de armazenamento de 16mil litros- valor de 5 a 6 mil, – valor da montagem para o técnico da CODEVASP de 2 a 3 mil, e na reunião os técnicos da CODEVASP disseram que para o povo é de graça. De graça ? Quem paga o custo das cisternas são os impostos cobrados ao povo.
O prazo para termino da obra da Transposição do Rio São Francisco é 2027.
Para a Ferrovia Trans nordestina é 2015.
Enviada por Ruben Siqueira.