Na PB, funcionário confunde reunião indígena com invasão e aciona a PM

Três equipes da Força Tática da PM e uma do Bope foram o local.  Cerca de 30 índios participavam de reunião com Ministério da Saúde.

Policiais estiveram no local e constataram que não havia invasão (Foto: Walter Paparazzo/G1)

Três veículos da Força Tática da Polícia Militar e um do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) foram ao prédio da Fundação Nacional da Saúde, no bairro Jaguaribe em João Pessoa, após um funcionário ligar para polícia e informar que o local estava sendo invadido por índios, nesta quinta-feira (12). O capitão Clecitoni Fransciso, comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar, disse que tudo não passou de um mal-entendido.

Segundo o capitão, o funcionário informou o caso para Centro Integrado de Operações Policias (Ciop) da PM. “Um funcionário viu muitos índios chegando no local e achou que era uma invasão”, disse Clecitoni . Mas o que estava acontecendo, realmente, era uma reunião. “Quando chegamos aqui, vimos que os índios estavam em reunião no Distrito Sanitário Indígena, que funciona no prédio da Funasa, com os representantes de Brasília”, explicou o capitão Clecitoni Francisco. Após ver que tudo não se tratava de um mal-entendido, as equipes policiais deixaram o local.

Índios participam de reunião com integrantes do Ministério da Saúde (Foto: Walter Paparazzo/G1)

A assessoria de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores em Serviço Público Federal no Estado da Paraíba, informou que dois representantes do Ministério da Saúde estão participando da reunião com os índios. O encontro acontece após dois funcionários da Secretaria Especial de Saúde Indígena ficarem como reféns por mais de 24 horas em uma aldeia no município de Marcação, no Litoral Norte paraibano. Os índios da tribo potiguara reivindicam melhorias na área de Saúde dos povos indígenas e a saída da chefe do Sesai na Paraíba, Roberta Amaral, que também estava sendo mantida refém.

Ainda de acordo com a SintSerf-PB, cerca de 30 índios potiguaras chegaram nesta quinta-feira no prédio da Funasa em um ônibus. Todos trajavam vestes indígenas. Os sindicato está no local, pois desde 2 de julho a categoria está em greve realizando manifestações na frente da Funasa.

http://g1.globo.com/paraiba/noticia/2012/07/na-pb-funcionario-confunde-reuniao-indigena-com-invasao-e-aciona-pb.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.