Káthia Oliveira
As Terras Indígenas Baú, Menkragnoti, Kayapó e Badjonkore, no Pará, serão etnomapeadas. A iniciativa é da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), por meio da Diretoria de Áreas Protegidas, em parceria com a Conservação Internacional (CI); pelo Programa de Povos Indígenas & Tradicionais, irão contratar consultoria para execução do Mapeamento Cultural Participativo (conhecido como Etnomapeamento) dessas áreas, que servirão de subsídio ao plano de manejo das TIs.
As Terras Indígenas estão localizadas nos municípios de Redenção, Ourilândia do Norte, Floresta do Araguaia, Pau d’Arco, Altamira, Senador José Porfírio, Cumaru do Norte e São Felix do Xingu, num total de aproximadamente 10 milhões de hectares. Com este trabalho, Sema e CI pretendem viabilizar ações de mapeamento participativo aliadas à conservação da biodiversidade e à otimização da gestão territorial e ambiental do território indígena Kayapó no sul do Pará.
O edital estará disponível no site da Sema a partir de quarta-feira,18, até o dia 30. A seleção será realizada pela análise do currículo e declaração de interesse, sob os aspectos técnicos de formação e experiência no desenvolvimento das atividades constantes do Termo de Referência, e entrevista. (mais…)

A economia verde e “seu eixo central”, a tecnologia, estarão no centro das discussões ambientais a serem debatidas na Rio+20, em junho deste ano, no Rio de Janeiro. Entretanto, Kathy Jo Wetter, pesquisadora do Grupo ETC, alerta para a falta de clareza em torno do conceito, e para as apostas nas soluções tecnológicas. “A ausência de uma definição consensual de ‘economia verde’ no processo da Rio+20 é estratégico na medida em que assegura que ela pode significar qualquer coisa – ou nada! (…) Na ausência de fortes políticas sociais e de novas estruturas de governança, as mesmas companhias gigantes e transnacionais que controlam a nossa economia atual irão permanecer no controle de qualquer economia que possa haver no nosso futuro – seja qual for a sua cor. O pior cenário é que a economia verde simplesmente forneça camuflagem para a perpetuação da atual economia gananciosa”, esclarece em entrevista concedida por e-mail à IHU On-Line. 
Se quiser receber nosso boletim diário, é só inscrever-se na aba "Quem somos", clicando