SESAI promove operação no Médio Solimões e Afluentes

O Distrito Sanitário da região atende aproximadamente 16 mil indígenas de nove etnias que vivem em 152 aldeias

Uma equipe da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) está realizando uma operação de apoio técnico no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Médio Solimões e Afluentes. A equipe que está na sede do DSEI, em Tefé (AM), é composta por técnicos do Departamento de Gestão da Saúde Indígena (DGESI), do Departamento de Atenção à Saúde Indígena (DASI), do Gabinete da SESAI, da Assessoria para Controle Social e da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas para Contexto Intercultural (CODEPACI).

O objetivo deste trabalho é fortalecer a capacidade técnica-administrativa do DSEI e apoiar o processo de implantação da autonomia plena distrital. Este tipo de operação nos DSEI é uma estratégia institucional da SESAI para orientar e cooperar no processo de implementação do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena do SUS (SasiSUS). As próximas missões irão para o DSEI Tapajós, DSEI Minas Gerais e Espírito Santo e DSEI Médio Rio Purus.

O DSEI Médio Solimões e Afluentes é responsável pelo atendimento de aproximadamente 16 mil indígenas, das etnias Katukina, Kulina, Kanamari, Deni, Ticuna, Mayoruna, Miranha, Kocama, Kambeba, que vivem em 153 aldeias, distribuídas em 15 Polos Base, pertencentes a 14 municípios do estado do Amazonas.

Ações no DSEI

A equipe de gestão do DSEI está mobilizada para iniciar o processo de implantação da Unidade Gestora. Isso significa garantir a capacidade de realização de licitações, por exemplo. Ou seja, é dar capacidade para que o distrito se organize de acordo com a realidade geográfica e estrutural.

Já a equipe de atenção à saúde está monitorando as ações de saúde, elaborando os termos de referência para aquisição de insumos estratégicos e realizando o planejamento de capacitações para 2012. E o Controle Social organiza a próxima Reunião do Conselho Distrital de Saúde Indígena, que será realizada no período de 23 a 25 de janeiro, para eleição da nova diretoria.

Trabalho contínuo

As equipes multidisciplinares de saúde indígena estão realizando normalmente as ações preconizadas pelo Ministério da Saúde em todos os Polos Base da abrangência do DSEI, ou seja, 100% das aldeias estão cobertas. A Casa de Saúde do Índio (CASAI) de Tefé também atendendo os pacientes normalmente.

http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/noticia/3994/162/sesai-promove-operacao-no-medio-solimoes-e-afluentes.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.