Belo Monte pode atrasar um ano

O presidente do Ibama, Curt Trennepohl, disse que não sabe quando será aprovado o parecer definitivo da obra da usina de Belo Monte.  Durante seminário no auditório do Ministério das Minas e Energia, ele não se comprometeu com a data mencionada por mais de uma vez pelo ministro Edison Lobão, que espera a licença de construção para junho.  Há o risco, portanto, da obra só começar no segundo semestre de 2012.

Os técnicos do Ibama responsáveis pela análise da obra retornaram, na semana passada, de uma vistoria ao local da usina e ainda não finalizaram a análise.  A licença de instalação é exigida para que as obras da hidrelétrica possam ser efetivamente iniciadas.

“Se todas as condicionantes estiverem cumpridas o Ibama vai emitir licença para instalação.  Não é papel do Ibama permitir ou não a construção, mas ver se as condicionantes foram ou não cumprida”, disse Trennepohl.  Segundo Antônio Coimbra, diretor Socioambiental do consórcio Norte Energia, já foram contratados R$ 103 milhões em ações antecipatórias.

O início de Belo Monte pode sofrer atraso de até um ano caso a licença de instalação da usina não saia até novembro, que marca o fim do período de seca região.

 

http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=384332

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.