Foi realizada ontem audiência pública para debater a situação das mais de 300 famílias que vivem na Comunidade Carlos Drummond, em Itabira – MG. O Juiz da 1ª Vara Cível da Comarca de Itabira expediu ordem determinando que as famílias deixem suas casas nos próximos dias, tratando o conflito de ordem social como caso de polícia.
Diante dessa situação, a Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa esteve na cidade de Itabira para debater o assunto e criar condições para que essa grave ofensa aos direitos da pessoa humana não venha a ser concretizada.
A população do Bairro Drummond caminhou em marcha até o local da audiência, cedido pelo Sindicato dos Rodoviários. O auditório ficou lotado de moradores, apoiadores, imprensa e autoridades.
Pelo Poder Público local, participaram da mesa o Procurador do Município, a Secretária de Ação Social do Município e o Presidente da Câmara Municipal. Todos afirmaram que irão se empenhar na busca de uma solução justa para o caso, mas até o momento nada de concreto foi apresentado para suspender o cumprimento da ordem de desalojamento.
As Brigadas Populares e o Mandato do Deputado Federal Padre João assumiram a tarefa de elaborar até o dia 02 de maio um parecer para a Procuradoria e para a Secretaria de Ação Social do Município quanto à legalidade da declaração de utilidade pública da área e quanto às alternativas à solução digna do conflito.
Ficou agendada uma reunião no dia 10 de maio com a a Procuradoria do Município para que seja apresentado à Comunidade Drummond um parecer conclusivo sobre a possibilidade de desapropriação do imóvel objeto da ação de reintegração de posse.