Presidenta Dilma recebeu Dom Joaquim Mol e frei Gilvander para dialogar sobre as Comunidades Camilo Torres, Dandara e Irmã Dorothy e assumiu compromisso de ajudar

A Presidenta Dilma recebeu Dom Joaquim Mol[1] e frei Gilvander Luís Moreira[2] para dialogar sobre o conflito social que envolve as Comunidades Camilo Torres, Dandara e Irmã Dorothy – 1.200 famílias sem teto (cerca de 6 mil pessoas) – com a prefeitura de Belo Horizonte e o Governo de Minas Gerais.

NOTA À IMPRENSA E À SOCIEDADE

Hoje, dia 28/03/2011, às 11:07h, a Presidenta Dilma recebeu do Joaquim Mol e frei Gilvander.Conversaram durante 25 minutos, numa sala do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, MG. Participaram também da conversa o Ministro Fernando Pimentel, o vice-prefeito de Belo Horizonte, Roberto Carvalho, e Wagner, assessor da Secretária Geral da Presidência.

Dom Joaquim e frei Gilvander expuseram para a Presidenta Dilma, de forma sintética, as principais informações sobre o conflito social instaurado em BH. Entregamos nas mãos da Presidenta Dilma um Ofício assinado por Dom Joaquim Mol e por mim, frei Gilvander. Entregamos também um Documento com 7 páginas que relata as causas, faz diagnóstico e aponta caminhos para solucionar de forma justa e digna o conflito. Entregamos também 15 fotografias das 3 comunidades.

A Presidenta Dilma foi muito simpática, ouviu atentamente e manifestou apoio político e econômico para superar o conflito de forma justa e pacífica. Dilma disse que se o Governador Antonio Anastasia e o prefeito Márcio Lacerda desapropriarem as áreas, ela arrumará dinheiro do Governo Federal para a urbanização e melhoramento das 1.100 casas já construídas. Olhando as fotografias, a Presidenta Dilma disse: “Já são inicio de bairros organizados. Precisam ser melhorados e jamais derrubar as casas já construídas. Tem Av. Dandara, ruas organizadas…”

Dilma se comprometeu a conversar com o Governador Anastasia e dirá a ele o que assumiu conosco. Ficou também acertado que uma agenda de reuniões será estabelecida nos Ministérios das Cidades, na Secretaria Especial das Mulheres, na Sec. dos Direitos Humanos e com todos os órgãos do Governo Federal implicados.

A Presidenta Dilma reiterou que o caminho deve ser o do diálogo e que tudo deve ser feito para se evitar um despejo, o que poderá resultar em massacre de proporções inimagináveis.

A questão de Dandara se resolve desapropriando a área. A desapropriação pode e deve ser feito pelo prefeito ou pelo Governador, pois se trata de um território que está no limite de três municípios: Belo Horizonte, Ribeirão das Neves e Contagem. Após a desapropriação, a Presidenta Dilma assumiu o compromisso de colocar dinheiro para a urbanização e melhoria das moradias já edificadas.

A questão das Comunidades Camilo Torres e Irmã Dorothy, no Barreiro exige que o Governador Anastasia decida declarar a nulidade dos contratos que repassaram os terrenos, que eram até 1992, do Governo Estadual para a iniciativa privada. É isso que o Ministério Público, a Defensoria Pública e os advogados dos sem teto pleiteiam. Tem amparo jurídico e ético. Após conseguir a reversão dos contratos, os terrenos voltarão ao domínio público e a Presidenta Dilma assumiu o compromisso de colocar dinheiro do Governo Federal para melhorar as casas e construir as que faltam.

Com o apoio da Presidenta Dilma, a bola agora está com o Governador Anastasia e como prefeito Márcio Lacerda.

O povo das 3 Comunidades – Dandara, Camilo Torres e Irmã Dorothy – ficarão acampados na frente da prefeitura aguardando um posicionamento do prefeito e do governador. Com este haverá reunião agora às 16:30h.

Frei Gilvander Luís Moreira, às 14:00h de 28/03/2011.

 

[1] Bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e Reitor da PUC Minas.

[2] Frade da Ordem do Carmo, assessor da Comissão Pastoral da Terra.

Enviada por Ricardo Álvares.

 

Comments (1)

  1. Parabens aos religiosos que se preocupam com os mais necessitados. Ótimo saber que nossa presidenta está cada vez mais acessivel no que diz respeito a uma vida digna, plena e solidária…

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.