Mil e quinhentas mulheres do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam ontem a Fazenda Cedros na região de Roça do Povo, de quase 2 mil hectares, pertencente a Veracel Celulose, localizada a 8 km da cidade de Eunápolis, na Bahia. A ação faz parte da jornada de lutas de 8 de março, Dia Internacional da Mulher.
Neste momento, parte deste grupo fechou a BR 101, no trecho que fica em frente à área da Veracel.
O objetivo da ação é despertar a atenção da Presidente Dilma, que está na Bahia, para que ela se pronuncie sobre quais serão as ações do seu governo para viabilizar a reforma agrária no Brasil, algo que desde o século passado já aconteceu em diversos países capitalistas europeus enquanto aqui, devido à visão gananciosa e retrógrada dos grandes fazendeiros, latifundiários e do agronegócio, arduamente defendida pela bancada federal ruralista, nenhum governo enfrenta a questão da concentração e da privatização da terra.
As mulheres solicitam também uma audiência urgente com o Ministro de Desenvolvimento Agrário Alfonso Florence, para discutir o assentamento de pelo menos duas mil famílias no sul da Bahia.
Abaixo, mais fotos da ocupação, enviadas, assim como a notícia, por Ivonete/CEPEDES.