do Indios On Line
Quando é mostrado nos meios de comunicação, a recuperação da terra indígena, feita pelo o próprios índio, exemplo RETOMADA, eles dizem: “ índios da tribo… INVADIRAM A FAZENDA DE…” A palavra invasão não é correta, vou esclarecer porque.
As terras brasileiras são indígenas, e pertencem a várias tribos existente e outras que foram exterminados, mas o poder dos grandes latifundiários tomaram nossas terras de nós. Isso no passado, com ajuda de pistoleiros que atacavam as aldeias e matavam o índios com a pior crueldade, os que iam resistiam eram expulsos e encurralados em pequenos pedaços de terras. Essas terras que nos foram roubadas, receberam títulos falsos de posse, aonde colocou os assassinos como dono delas, muitas áreas foram demarcada pelo o governo para manter o pouco de nosso povo, mais isso não durou muito, limitaram pequenas áreas de terra para a nossa sobrevivência, mas foi uma fachada, os invasores tornaram atacar e expulsaram os índios das terras demarcada. Os índios quem resistiram tiveram de sobreviver no mundo do não índios, trabalhando em troca do pão. O nosso povo passou a conhecer de nossos direitos e com ele vimos há muito tempo reivindicando essas terras, mais a justiça não tem dado atenção a nossa causa… E se tornando o mais o ao nosso sofrimento. No Brasil, atualmente a nossa população indígenas representa menos de 1% da população nacional, mesmo assim não somos respeitado no nossos direito.
A palavra correta quando reocupamos as nossas terras é retomada e não invasão. Porque? Essas duas palavras Invasão e Retomada são distintas, ou seja uma se refere que não somos donos e a outros demostra que estamos tomando o que nos pertencem. O índios não invade o índios Retoma as sua terras. Segundo relatam as lideranças Pataxó Hãhãhãe, que há muito tempo vem lutando por nossa terra, “A justiça nunca deram terra para nós, se hoje estamos morando em parte de nossa terra é porque resolvemos fazer retomada, o novo governo herdaram a culpa de ter dado as nossas terras para ao latifundiários no passado… e não querem julgar…” Isso significa que os índios em nosso pais vivem sofrendo, até mesmo tirados as vidas e poder judiciário não liga para nós. Termino com a frase do compositor indígenas Edesio Pataxó, “ É TERRA SIM, VIOLÊNCIA NÃO… BANDIDAGEM TÃO INIMIGA, ÍNDIOS QUEIMADO MORTO VIVO!”