Este Blog publicou, no dia 16 último, notícia proveniente do blog da FUNAI, sob o título “YPIÓCA segue retirando água em área indígena: Bombas lacradas pelo IBAMA continuam a ser utilizadas impactando Lagoa da Encantada”, incluindo fotos que comprovam as denúncias. Na seção de Comentários, a empresa responsável pela Assessoria de Imprensa do Grupo Ypióca postou ontem à noite uma resposta que foi imediatamente aprovada e publicada. Entretanto, considerando a forma educada com que o “Esclarecimento” foi feito, decidimos dar igual destaque a ele, postando-o também na página principal do Blog. As pessoas interessadas em ler a notícia original necessitam apenas clicar sobre seu título. TP.
“Esclarecimento
Em relação à matéria publicada no blog da Funai no dia 30 de novembro de 2010, a Ypióca esclarece que:
• A empresa Pecém Agroindustrial Ltda, pertencente ao Grupo Ypióca, se encontra implantada no município de Aquiraz há mais de 25 anos, praticando o cultivo da cana-de-açúcar com técnicas modernas de adubação orgânica e fertirrigação, respeitando o equilíbrio do meio ambiente. Inclusive, o Grupo Ypióca criou na região, em 1995, a primeira reserva ecológica particular do Estado do Ceará, com 40 hectares, com rica fauna e flora, preservando cobertura remanescente da Mata Atlântica, à margem da Lagoa da Encantada.
• A Lagoa da Encantada é capaz de sustentar o uso múltiplo das águas, importante recurso hídrico de sustentabilidade em uma região localizada no polígono da secas. Como prova disso, a Secretaria de Recursos Hídricos do Estado do Ceará – SRH concedeu à empresa a Outorga de Uso da Água, sendo a única detentora de autorização para esse fim na lagoa.
• A Ypióca pratica o bombeamento dentro das premissas do órgão estadual competente para o fim de irrigação do canavial durante o verão e utilização na indústria. Laudos periciais isentam a Ypióca de qualquer procedimento de degradação da Lagoa (¹).
• O Grupo Ypióca produz riqueza, gera emprego e paga seus impostos, com significativo número de empregos diretos e indiretos. Podemos afirmar que, em média, levando-se à conta as famílias dos que trabalham em torno da empresa, em Aquiraz, aproximadamente 6.000 (seis mil) pessoas dependem do funcionamento da empresa, pois que delas retiram o seu ganha-pão e sempre se mostraram satisfeitas com o tratamento dado pela empresa.
• O Grupo Ypióca observa todas as recomendações internacionais no plantio e cultivo de sua matéria-prima, razão pela qual detém válido o selo concedido pelo Instituto Biodinâmico de Demeter – IBD, para certificação da cachaça orgânica.
• A história da Ypióca – que conquistou a preferência dos consumidores pela altíssima qualidade de seus produtos – sempre foi marcada pelo pioneirismo e compromisso com a ética e respeito aos seus consumidores e comunidades.
Para mais esclarecimentos ou detalhes, estamos à disposição.
Atenciosamente,
Ketchum Estratégia – Assessoria de Imprensa do Grupo Ypióca
16 de dezembro de 2010
[1] Laudo Ambiental, contendo 289 laudas, de abril de 2007, assina do pelo professores JOSÉ NILSON BEZERRA CAMPOS, PhD (Colorado States University, USA; LUIZ BIANCHI, m.Sc.em Geologia Engineering, Colorado School of Mines, USA; LUIZ GONZAGA SALES JÚNIOR, biólogo, CRBio 5554-5, Doutorando em Saneamento Ambiental, professor da UFC; LUIZ JOSÉ DE ALMEIDA CORREIA, Geógrafo M.Sc., CREA-CE 12.432-D, da UECE, e BENEDITO BERNARDINO DE FREITAS NETO, Geólogo, Técnico em Topografia e Mineração, CREA-CE 10.154-D”.