O “Dossiê Abrasco sobre Agrotóxicos: um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde” foi relançado em abril deste ano, depois de causar grande impacto em 2012. O documento vai ser o tema do debate do Sala de Convidados da próxima terça-feira (19), que vai ao ar, às 11h, ao vivo, no Canal Saúde. A nova edição do dossiê celebrou os quatro anos da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida e reuniu as três partes revisadas da publicação, lançadas separadamente em 2012, e uma quarta parte inédita, intitulada “A crise do paradigma do agronegócio e as lutas pela agroecologia”.
O Brasil é o maior consumidor mundial de agrotóxicos e cada vez mais entidades e instituições ligadas à saúde, como a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), emitem alertas para os riscos dessa situação. Também em abril, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) divulgou um documento no qual se posiciona contra as “práticas de uso do agrotóxico no Brasil” e ressalta os riscos à saúde da população.
O Dossiê Abrasco apresenta diversas evidências dos males causados por agrotóxicos à saúde de quem consome alimentos contaminados por pesticidas, assim como à saúde dos trabalhadores rurais que trabalham com eles. O Sala de Convidados vai discutir os dados apresentados no documento, falar sobre as novidades da nova edição e debater temas ligados ao assunto, como a possibilidade de implementação do Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos e as alternativas que a sociedade tem, como o consumo de alimentos orgânicos e o incentivo à agricultura familiar. Não perca e participe!
Participação ao vivo
O Sala de Convidados é um programa idealizado para a participação do espectador. Perguntas e comentários podem ser enviados a qualquer momento durante o programa. Utilize o chat no site do Canal Saúde ou ligue, gratuitamente, para 0800 701 8122. Se preferir, antecipe suas perguntas através do e-mail [email protected] ou pela fan page do Canal Saúde (facebook/canalsaudeoficial) em Fale com a Gente.
Como assistir
Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique na WEB TV, na página principal.
Televisão: parabólica digital (freqüência 3690) ou TVs parceiras de veiculação. Consulte a página Como Assistir no site do Canal Saúde. Os conselheiros de saúde em todo o Brasil podem assistir pela Oi TV, canal 910.