Grande Assembleia reunirá lideranças Terena, Guarani, Kaiowá, Kinikinau, Kadiwéu e Guajajara na Terra Indígena Cachoeirinha (MS)
Nos dias 6 a 9 de maio de 2015, o conselho do povo Terena realiza sua 7ª Grande Assembleia na Aldeia Cachoeirinha, município de Miranda, Mato Grosso do Sul. Sendo a reunião dos caciques, professores e acadêmicos indígenas, juventude, mulheres e anciãos, nos últimos anos o conselho tem pautado as principais demandas das comunidades indígenas de Mato Grosso do Sul, especialmente a demarcação dos territórios tradicionais.
Nesta edição, a assembleia do povo Terena, além da questão fundiária, dará enfoque a temáticas como a sustentabilidade das comunidades indígenas e educação escolar indígena.
Está confirmada a participação da coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – APIB, Sonia Guajajara.
Nos últimos anos, diversas lideranças têm participado ativamente das mobilizações a nível nacional coordenado pela APIB discutindo em Brasília proposições legislativas que afetam a vida de comunidades indígenas de todo como o Brasil, tal como a PEC 215.
Está na pauta da grande assembleia Terena a mesa de diálogo do governo federal referente à Terra Indígena Buriti e à ação que tramita no STF sobre a Aldeia Limão Verde.
Maiores informações: Lindomar Terena.
* * *
7ª Hánaiti Ho’ Únevo Terenoe
(7ª Grande Assembleia do Povo Terena)
6 A 9 de maio de 2015
Aldeia Cachoeirinha . T.I. Cachoeirinha – Miranda/MS