Foram entregues em março deste ano, os relatórios que oficializam o reconhecimento dos territórios quilombolas da comunidade Contente, situada no município de Paulistana, e das comunidades Pitombeira e Sumidouro, localizadas no município de Queimada Nova. Os relatórios foram elaborados por empresa especializada contratada por meio de licitação, e fiscalizados por técnicos do Incra/PI. (mais…)
Day: 20 de abril de 2015
Contra propostas anti-indígenas, lideranças Guarani-Kaiowá continuam em Brasília
Carolina Fasolo, Cimi
Depois da semana de lutas na 11ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL), uma delegação com 10 indígenas Guarani-Kaiowá de vários Tekohas do Mato Grosso do Sul continua em Brasília para reivindicações junto aos Três Poderes. Lideranças de Kurusu Amba, Laranjeira Ñanderu, Guaiviry, Pindoroky, Tey’i Juçu e Santiago Kue reuniram-se na tarde de hoje (20) com a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, para cobrar a visita dos membros da Comissão aos acampamentos indígenas e aldeias de MS, além de visitarem gabinetes de parlamentares do estado. (mais…)
Dom Erwin Kräutler denuncia campanha anti-indígena do Estado brasileiro
A luta de dom Erwin Kräutler (foto) para defender os povos indígenas é uma constante na sua vida como missionário na prelazia do Xingu durante 50 anos, os últimos 35 como bispo. Presidente do CIMI (Conselho Indigenista Missionário) durante 16 anos, sua voz profética ressoou em todos os rincões deste imenso país chamado Brasil e daí foi lançada para todo o mundo. A reportagem é de Luis Miguel Modino e publicada por Religión Digital, 17-04-2015. A tradução é de André Langer. (mais…)
Defensorxs: Documentário sobre direitos humanos no Brasil
por Nigéria, no Catarsse
Defensorxs é um longa-metragem sobre os direitos humanos no Brasil na prática! O documentário é dividido em capítulos e foi filmado nas cinco regiões do país.
O filme registra o cotidiano da luta de populações indígenas e LGBT, a ação de defensoras e defensores dos direitos à moradia e à justiça, a resistência de comunidades tradicionais a megaobras do Estado. (mais…)
Novo romance de Nei Lopes resgata movimento negro no Brasil da década de 1950
Misturando ficção e pesquisa histórica, livro mostra momento de efervescência cultural e luta por direitos
Por Bolívar Torres, O Globo
Fincado em uma travessa obscura da Esplanada do Castelo, o Café e Bar Rio Negro foi o reduto da negritude carioca, aquela “dos poetas africanos e antilhanos de fala francesa”. Era lá que artistas e intelectuais negros se reuniam para discutir os rumos da política e da sociedade nos anos 1950. Entre duas rodadas de chope gelado, uísque escocês e sanduíche de pernil assado, seus frequentadores construíam um espaço de resistência em um Centro da cidade cada vez mais branco e elitizado. (mais…)
MST na Bahia realiza 22 ocupações em todo o estado
Durante os dias 18 e 19 de abril mais de 3.500 novas famílias sem terra acampadas
Durante os dias 18 e 19 de abril trabalhadores e trabalhadoras sem terra do estado da Bahia deram seguimento a Jornada Nacional de Luta pela Reforma Agrária e ocuparam vários latifúndios. Ao todo foram 22 fazendas ocupadas e mais de 3.500 novas famílias sem terra acampadas. (mais…)
Comissão anistia 11 vítimas da ditadura durante a Guerrilha do Araguaia
Sheily Noleto, Radioagência Nacional
A Comissão de Anistia, em sessão realizada nesta sexta-feira no Auditório da Assembleia Legislativa do Tocantins, aprovou onze requerimentos para anistiar pessoas que tiveram seus direitos violados durante a Guerilha do Araguaia. No total, foram analisados 47 requerimentos. (mais…)
Pelo 4º ano seguido, Brasil lidera ranking de violência no campo
Renata Mendonça, do UOL
O Brasil lidera, pelo quarto ano consecutivo, a lista de países que mais tiveram ativistas ambientais e agrários assassinados compilada pela ONG internacional Global Witness e divulgada nessa segunda-feira.
Das 29 mortes de líderes e militantes de causas ambientais ou agrárias registradas no país no ano passado, 26 delas estavam ligadas a conflitos de terra.Quatro das vítimas eram indígenas. (mais…)
STF autoriza investigar Nilson Leitão por favorecimento a criminosos na PEC de demarcação de Terras Indígenas
Arthur Santos da Silva, Olhar Jurídico
O deputado federal Nilson Leitão (PSDB) será investigado com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF) pela suposta existência de uma associação criminosa interessada na ocupação ilegal da Terra Indígena Marãiwatsédé, em Mato Grosso. O Psdbista teria utilizado sua posição política para favorecer o grupo empenhado na implementação do Projeto de Emenda Constitucional 215, que trata sobre a demarcação de Terras Indígenas. (mais…)
Chomsky: a América Latina viveu uma mudança significativa, de importância histórica
A última edição do Le Monde Diplomatique de Espanha publica uma longa entrevista com Noam Chomsky, feita em Buenos Aires por Ignacio Ramonet. Dada a sua extensão, o Esquerda.net publica-a em partes, sendo esta primeira sobre as mudanças na América Latina e as relações dos EUA com a Venezuela e Cuba. O título original de toda a entrevista é: “Contra o império da vigilância”.
Por Ignacio Ramonet, em Esquerda.net
Em Buenos Aires (Argentina), de 12 a 14 de março passado, organizado pelo Ministério da Cultura e pelo Secretário de Coordenação Estratégica do Pensamento Nacional, Ricardo Forster, teve lugar um importante Fórum Internacional pela Emancipação e a Igualdade, que reuniu personalidades de grande prestígio vindas dos Estados Unidos, da América Latina e da Europa. Tratava-se de refletir sobre o momento que se está a viver não só na América Latina como também nalguns países da Europa, onde novas organizações políticas (Syriza, Podemos), que conhecem bem os avanços progressistas realizados na América Latina, estão a tentar mudar as coisas e contribuir com soluções de inclusão social e de rejeição das políticas “austeritárias”1. (mais…)