“La calamina vs. la maloca”, de Ana Uriarte

Servindi

Compartimos el didáctico e ilustrativo documental: La calamina vs. la maloca, dirigido en 1993 por la antropóloga Ana Uriarte y que muestra la lucha de los nativos Bora, Huitoto, Ocaina y Yagua del río Putumayo por preservar su forma de vida, creencias y saberes ante la progresiva colonizacion de sus territorios.

El documental de 38 minutos de duración es una producción de la Coordinadora Indígena de la Cuenca Amazónica (COICA) y Oxfam América, con el apoyo de la Federación de Comunidades Nativas del Ampiyacu (FECONA) y la Asociación Interétnica de Desarrollo de la Selva Peruana (AIDESEP). (mais…)

Ler Mais

Presentes de Dia das Mães antecipados. Mas só para quem preenche os requisitos

Tania Pacheco – Combate Racismo Ambiental

Bem antes que os shoppings se encham de pais, crianças e adolescentes vestidos com as roupas corretas e com peles e cabelos das cores e tessituras ‘normais’ para a compra de presentes que já assumiram como tradicional, há algumas milhares de mães, Brasil afora, que estão sendo homenageadas com razoável antecipação. É o caso de Terezinha Maria de Jesus, mãe de Eduardo de Jesus Ferreira, dez anos, cuja reação comovida pode ser vista no curto vídeo abaixo, postado por Papo Reto. (mais…)

Ler Mais

Protesto pela paz e contra a violência policial mobiliza Comunidade do Alemão

A manifestação que contou com mais de mil pessoas ocorreu em resposta ao assassinato de quatro moradores em menos de 48 horas

por Vivian Fernandes do Brasil de Fato para os Jornalistas Livres

Mais de mil pessoas realizaram um protesto na manhã deste sábado (4) no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro (RJ), pedindo por paz na comunidade, que tem mais de 15 mil habitantes. A manifestação ocorreu em resposta à violência policial e ao assassinato de quatro moradores em menos de 48 horas nesta semana, entre eles Eduardo de Jesus Ferreira, de apenas 10 anos. (mais…)

Ler Mais

Filme de Littin sobre golpe chileno revive últimas horas de Allende e contesta versão de suicídio

Cinebiografia ‘Allende En Su Laberinto’, de Miguel Littin, encena bombardeio ao La Moneda, pressão dos EUA e analisa traições que permitiram golpe de 1973

Por 

Depois de diversos adiamentos, o filme Allende En Su Laberinto, do cineasta Miguel Littin, chegou aos cinemas chilenos. A obra relata as últimas sete horas de vida do presidente Salvador Allende (1970-1973), durante o golpe de Estado e o bombardeio ao Palácio de La Moneda, no dia 11 de setembro de 1973. (mais…)

Ler Mais

O Coelho da Páscoa, a Bancada da Bala e o povo que fala em nome de Deus, por Leonardo Sakamoto

No Blog do Sakamoto

Um colega veio bege me contar uma cena surreal pela qual havia passado tempos atrás. Estava ele passeando com o seu pulguento quando, ao encontrar com uma senhora também levando o seu, puxou assunto. Ela, sem que lhe fosse perguntado absolutamente nada a respeito, afirmou que o seu au-au era ariano e não gostava de judeus. (mais…)

Ler Mais

Memórias da Resistência

Em 01 de abril de 2015 foi lançado na grande rede o documentário “Memórias da Resistência”

Memórias da Resistência

Em agosto de 2007 Cleiton Oliveira, estudante de história e apanhador de cana de açúcar, junto com colegas de trabalho, encontrou em uma casa de fazenda abandonada documentos secretos da ditadura civil-militar brasileira, mais especificamente do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS). (mais…)

Ler Mais

Sangue Yanomami repatriado dos EUA é enterrado em aldeia indígena Piaú

Sangue foi coletado por pesquisadores entre os anos 1960 e 1970. Celebração ocorreu na aldeia de Piaú, divisa de RR com o AM; veja vídeo.

Por Inaê Brandão, no G1 RR

Em uma cerimônia que durou pouco mais de três horas, 2.693 frascos de sangue foram pacientemente derramados em um buraco cavado em um dos pilares da Yanoa (maloca na língua yanomae). Foi assim, na tarde da última sexta-feira (3), que os Yanomami honraram os seus antepassados que, entre as décadas de 1960 e 1970, tiveram o sangue coletado por pesquisadores estrangeiros sem a autorização das lideranças do povo. Na época, o material foi enviado aos EUA e só foi repatriado mais de quatro décadas depois, chegando ao Brasil em 26 de março. (mais…)

Ler Mais