Memórias da Resistência

Em 01 de abril de 2015 foi lançado na grande rede o documentário “Memórias da Resistência”

Memórias da Resistência

Em agosto de 2007 Cleiton Oliveira, estudante de história e apanhador de cana de açúcar, junto com colegas de trabalho, encontrou em uma casa de fazenda abandonada documentos secretos da ditadura civil-militar brasileira, mais especificamente do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS).

Entre os documentos estavam fichas de perseguidos políticos do Conjunto Residencial da USP (CRUSP) da cidade de São Paulo e que foram expulsos de lá pela polícia e exército em 1968, e também das FALN (Forças Armadas de Libertação Nacional), movimento organizado na cidade de Ribeirão Preto-SP. Além disso encontrou-se um “Manual de Subversão e Contra-Subversão” que tinha o intuito de direcionar os aparelhos repressores a qualquer pessoa que fosse contrária à ditadura.

Este filme conta a história do achado e também das pessoas envolvidas nas fichas encontradas por Cleiton e seus companheiros.

O filme conta também com entrevistas de profissionais envolvidos(as) ao resgate de memória da ditadura. Pessoas ligadas às Comissões da Verdade, Universidades e ao Arquivo Público do Estado de São Paulo.

A ditadura civil-militar brasileira foi um período autoritário que deixou marcas profundas na população brasileira, que torturou e executou civis, parlamentares, estudantes, militares, religiosos(as), indígenas, operários(as), trabalhadores(as) rurais, dentre tantos(as) outros(as). Este filme é dedicado a todos e todas que lutaram contra o terrorismo de Estado e pelo fim da ditadura.

“PARA QUE NÃO SE ESQUEÇA! PARA QUE NUNCA MAIS ACONTEÇA!”

Mais informações em http://www.memoriasdaresistencia.org.br/site/.

Destaque: imagem capturada do vídeo.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por José Carlos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.