Um amigo entrou em uma discussão com um desconhecido que o abordou na rua, durante o cortejo de um dos blocos de carnaval em São Paulo. Em determinado momento, sem mais, nem menos, por contrariar o que interlocutor acreditava, levou uma bofetada na cara. Ele, que tem o dobro do tamanho do personagem de Street Fighter em questão, disse para o cara bater do outro lado se isso lhe fizesse feliz – coisa que o rapaz fez. (mais…)
Day: 28 de fevereiro de 2015
EEUU posterga juicio contra chileno acusado por crimen de Víctor Jara
El teniente en retiro del Ejército Pedro Barrientos Núñez es sindicado como autor material del asesinato. Vive en Florida con nacionalidad estadounidense y está demandado por esta causa.
Por Cooperativa
La Justicia de Estados Unidos postergó el juicio civil contra el teniente en retiro del Ejército Pedro Barrientos Núñez, sindicado como presunto autor material del crimen del cantautor Víctor Jara, ocurrido el 16 de septiembre de 1973 en el Estadio Chile. (mais…)
Paraguay: Indígenas rechazan apología al crimen de genocidio
Federación Indígena responde al artículo “Indios de Mierda” que da cuenta de expresiones con odio racial y rencor genocida por sectores retrógrados
La Federación por la Autodeterminación de los Pueblos Indígenas (FAPI) consideró intolerable que el odio racial se manifieste impunemente en Paraguay, a raíz del artículo “Indios de Mierda” publicado en el diario Última Hora el jueves 26 de febrero. (mais…)
O Rio de Janeiro continua índio, por José Ribamar Bessa Freire
Em Taqui Pra Ti
Francês: Mamópe setã? (Onde é que você mora?)
Índio Tupinambá do Rio: Kariók-pe. (Em Carioca)
(Do “Colóquio” de Jean de Léry – 1558)
O Rio de Janeiro continua sendo, 450 anos depois, índio, mas nenhum guarani foi convidado para sua festa de aniversário. Neste domingo, 1° de março, nenhum índio soprará a velinha do tradicional bolo de quase meio quilômetro que a Sociedade dos Amigos da Rua da Carioca fez para festejar os 450 anos da cidade, como parte da programação que prevê, ao longo do ano, a realização de 600 atividades: conferências, seminários, projeções, exposições, missa, performances, teatro, orquestras, bandas, salva de tiros, regata… Os índios, porém, estão ausentes de quase todas. (mais…)
Seleção de projetos: “Mulheres negras e populares: Traçando Caminhos, Construindo Direitos”
A Coordenadoria Ecumênica de Serviço – CESE e o SOS Corpo – Instituto Feminista para Democracia convidam organizações e movimentos populares para participar da seleção de projetos no âmbito da iniciativa Mulheres negras e populares: Traçando Caminhos, Construindo Direitos, que tem como objetivo: “fortalecer o protagonismo das mulheres negras e de mulheres de setores populares do Norte e Nordeste, e suas organizações, no debate público na sociedade brasileira e nos processos de participação social referentes às políticas governamentais de combate à pobreza, e de inclusão social de mulheres e da população negra.” (mais…)
Pastoral da Juventude participa de reunião que define lema do Grito dos Excluídos/as 2015
“Que país é esse que mata gente, que a mídia mente e nos consome?”. A denúncia, mais uma vez, estará presente no lema do 21º Grito dos Excluídos/as. Ele foi escolhido nesta sexta-feira (27) durante a reunião da Coordenação Nacional da atividade, realizada em São Paulo/SP. O encontro contou com a presença de representantes de entidades, movimentos, organizações e pastorais, dentre elas, a Pastoral da Juventude, representada pela Secretária Nacional, Aline Ogliari. (mais…)
BA – Em Juazeiro, organizações populares levantam a bandeira do Saneamento Básico
Por Irpaa
Exercendo o direito de reivindicar melhorias para a qualidade de vida das pessoas, um grupo de organizações populares estão provocando no município de Juazeiro a discussão acerca da importância do Saneamento Básico. Trata-se do Movimento Popular de Cidadania, que esteve reunido nesta quarta (25) na Paróquia N. Srª de Fátima, no bairro Alto da Aliança, com o objetivo de discutir a realidade do saneamento em Juazeiro, com vistas a provocar a população a se preocupar com este tema, cobrando dos poderes públicos soluções a curto, médio e longo prazo para assim garantir o chamado controle social. (mais…)
Falleció en París el gran músico argentino Uña Ramos (1933-2015)
El compositor e instrumentista argentino de música andina Uña Ramos falleció el viernes en París a los 80 años, a causa de una repentina enfermedad que se le presentó en los últimos meses, informaron a Télam allegados a su familia.
El músico, que residía en Europa desde hacía más de 40 años, se encontraba en plena actividad, ofreciendo clases magistrales para instrumentistas profesionales y compositores por toda Europa, componiendo y ofreciendo conciertos. (mais…)
Criada a nova Comissão Especial da PEC 215/2000. Próximo passo é designar membros e relator
Tania Pacheco – Combate Racismo Ambiental
Eleito para a presidência da Câmara dos Deputados 24 horas depois de ingressar na bancada ruralista, Eduardo Cunha determinou quinta-feira, dia 26 de fevereiro, a criação de uma nova Comissão Especial para examinar a PEC 215-A/2000. Eleito pelo PMDB fluminense e até então ligado à bancada evangélica, Cunha assinou a ‘ficha’ da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) num café da manhã no dia 31 de janeiro, anunciando seu “compromisso com as bandeiras da bancada ruralista”. Era o que faltava para garantir a eleição, no dia seguinte. (mais…)