INCRA – O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) assegurou, na última terça-feira (10), a conquista da primeira área do ano, destinada à criação de projeto de assentamento em Sergipe. O imóvel Fazenda Águas Claras, vistoriado pelo Incra em março de 2011 e classificado como improdutivo, teve sua posse imitida em favor da autarquia federal e será transformado em um projeto de reforma agrária com capacidade para o assentamento de 15 famílias.
Localizada no entorno de uma área prevista para a criação de uma Reserva Extrativista (Resex), no município de Itaporanga D´Ajuda (distante cerca de 30 Km da capital, Aracaju), a fazenda, com 214 hectares de extensão, dará origem ao primeiro Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDFS) da reforma agrária sergipana. “Será nosso primeiro assentamento criado a partir desse modelo e faremos todos os esforços para que se torne um exemplo de sustentabilidade, de integração entre o social e a preservação do meio ambiente”, afirmou Leonardo Góes, superintendente regional do Incra/SE.
Potencial de cultivo
Além do extrativismo da mangaba, nativa da região, a área possui, também, potencial para o desenvolvimento da apicultura, do cultivo da mandioca e da criação de animais de pequeno e grande porte. O novo projeto de assentamento será a sétima área de reforma agrária implantada pelo Incra no município de Itaporanga D´Ajuda, onde vivem, atualmente, 232 famílias assentadas.
–
Enviada para Combate Racismo Ambiental por Mayron Borges.