Governo monitora intolerância religiosa nas redes sociais

Mariana Tokarnia – Repórter da Agência Brasil

A intolerância religiosa nas redes sociais será acompanhada mais de perto pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). De acordo com a ministra da pasta, Ideli Salvatti, “boa parte da intolerância religiosa se propaga pela rede”. O monitoramento será feito pelo grupo de acompanhamento dos crimes de ódio pela internet, formado no final do ano passado. (mais…)

Ler Mais

Prefeitura de Vitória faz nova manobra para não fiscalizar pó preto

Caso constate irregularidades, o município faria apenas o papel burocrático de levar o caso ao Iema

Ubervalter Coimbra, Século Diário

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) da prefeitura de Vitória até participará da fiscalização anunciada  na Vale e ArcelorMittal pelo governo do Estado. Mas, se encontrar irregularidades, não notificará nem exigirá solução de nenhuma das poluidoras responsáveis por lançar o pó preto sobre a região da Grande Vitória. A prefeitura apenas repassaria a responsabilidade para o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). (mais…)

Ler Mais

Quilombolas se encontram no Rio de Janeiro: 12 anos e só 112 quilombos titulados, o que fazer?

Mamapress

Um grupo de quilombolas da Frente Quilombola convocou para a próxima sexta-feira, 23 de janeiro, às 10h,  uma reunião nacional, na OAB-RJ (Av. Marechal Câmara, 150 – Rio de Janeiro – RJ – CEP: 20020-080 – Fones: (21) 2730-6525 / (21) 2272-6150), para discutirem a atual situação dos quilombos e quilombolas no Brasil.

Segundo relatório do Governo Federal de maio, 2014, apenas 207 das 2197 comunidades foram reconhecidas até então. O que dificulta em muito o atendimento aos benefícios sociais. (mais…)

Ler Mais

AGU em Roraima pede à Justiça retirada de índios Yanomami da Sesai

‘Ocupação da Sesai é ilegal’, diz procurador-chefe da AGU no estado.  50 índios Yanomami que estão na Sesai afirmam acompanhar ação.

Emily Costa, do G1 RR

A Advocacia Geral da União em Roraima (AGU) entrou nesta quarta-feira (21) com ação na Justiça Federal solicitando a reintegração de posse da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), no Centro de Boa Vista. O objetivo do pedido é retirar os 50 índios Yanomami que ocupam o prédio da Sesai desde a segunda-feira (19). (mais…)

Ler Mais

Pesquisador alerta para a mortandade de toneladas de peixes na UHE Teles Pires

Fotos revelam que supressão vegetal foi feita ‘pela metade’ na represa da UHE Teles Pires

Alexandre Alves, Olhar Direto

Milhares de peixes morrerão no lago da Usina Hidrelétrica de Energia (UHE) Teles Pires, no município de Paranaíta (860km ao Norte de Cuiabá), devido à supressão vegetal (retirada da biomassa na área a ser alagada) não ter sido feita corretamente. O alerta é do biólogo e pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) Philip Fearnside. (mais…)

Ler Mais

Reportagem Pública 2015: agora os leitores ocupam a redação

A Agência Pública lança hoje seu segundo projeto de crowdfunding; leitores-colaboradores vão escolher o que vamos investigar ao longo do ano e acompanhar a produção de reportagens

por Andrea Dip, Bruno Fonseca, Ciro Barros, Giulia Afiune, Jessica Mota, Luciano Onça, Marcelo F. Grava, Marina Amaral, Marina Dias, Maurício Moraes, Natalia Viana, A Pública

Há uma inquietação no ar. Nas redes sociais as pessoas afirmam posições, denunciam, discutem, exigem transparência, acusam os meios de comunicação tradicionais de parcialidade, superficialidade, irrelevância. (mais…)

Ler Mais

“Fortalecer a nossa união, cultura, direito e autonomia”, tema da 44ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas de Roraima de 2015

Conselho Indígena de Roraima – CIR

Com o tema definido na segunda reunião ampliada do Conselho Indígena de Roraima (CIR), realizada em dezembro do ano passado, na sede da organização em Boa Vista, os povos indígenas de Roraima se preparam para a 44ª Assembleia Geral, que esse ano vem com o tema “Fortalecer a nossa união, cultura, direito e autonomia.”

Essa primeira atividade coletiva dos povos indígenas será no período de 10 a 15 de março, no Centro Regional Lago Caracaranã, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, município de Normandia. De acordo com a programação, o dia 10 será a chegada dos participantes e dia 15, o retorno. (mais…)

Ler Mais

Unir reserva vagas para indígenas ingressarem em curso superior em atendimento a recomendação do MPF

A reserva de cotas especificamente para indígenas foi feita em atendimento a recomendação expedida pelo Ministério Público Federal em Rondônia

MPF/RO

A Universidade Federal de Rondônia (Unir) alterou edital para ingresso de indígenas em cursos superiores da Instituição em atendimento a recomendação expedida pelo Ministério Público Federal (MPF) em Rondônia, em meados de 2014. Indígenas podem se inscrever até 21 de janeiro, no portal da Unir, e concorrer tanto na modalidade de ampla concorrência quanto na de cotas, de acordo com a Lei Federal nº 12.711, de 2012. (mais…)

Ler Mais

Apesar de decisão por demarcação em MS, comunidade Pacurity está ameaçada de despejo

Por Carolina Fasolo, Assessoria de Comunicação – Cimi

A Justiça Federal em Dourados determinou que a União demarque as terras indígenas em Mato Grosso do Sul e pague arrendamento aos fazendeiros que tenham áreas ocupadas por indígenas. Antagonicamente, a mesma subseção judiciária concedeu ordem de reintegração de posse aos herdeiros de uma fazenda que incide sobre a comunidade Pacurity, onde vivem famílias Guarani-Kaiowá desde antes da colonização do estado. (mais…)

Ler Mais

Eles não abrem mão das hidrelétricas, mas nós não abrimos mão do rio Tapajós

IHU On-Line

“Para 2015, enquanto a Eletrobrás pensa em acordos espúrios para realizar leilão de construção da barragem, os movimentos sociais organizam uma estratégia de resistência que começará com um grande ato público de sensibilização e resistência no próximo dia 22 de março, dia internacional das águas”, escreve Edilberto Sena, coordenador da Comissão Justiça e Paz de Santarém, PA, e membro do Movimento Tapajós Vivo. Eis o artigo

Resistir à destruição dos povos e do rio Tapajós, foi motivo de uma ação político religiosa ocorrida em São Luiz do Tapajós, em novembro passado. Várias caravanas chegadas pelo rio e pelas estradas reuniram cerca de 700 militantes em demonstração dessa resistência ética. Estavam lá, dezenas de Munduruku, dezenas de comunidades ribeirinhas, três bispos da Amazônia, movimentos sociais das cidades tapajônicas, além de cinegrafistas e jornalistas nacionais e internacionais. (mais…)

Ler Mais