“Fortalecer a nossa união, cultura, direito e autonomia”, tema da 44ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas de Roraima de 2015

Conselho Indígena de Roraima – CIR

Com o tema definido na segunda reunião ampliada do Conselho Indígena de Roraima (CIR), realizada em dezembro do ano passado, na sede da organização em Boa Vista, os povos indígenas de Roraima se preparam para a 44ª Assembleia Geral, que esse ano vem com o tema “Fortalecer a nossa união, cultura, direito e autonomia.”

Essa primeira atividade coletiva dos povos indígenas será no período de 10 a 15 de março, no Centro Regional Lago Caracaranã, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, município de Normandia. De acordo com a programação, o dia 10 será a chegada dos participantes e dia 15, o retorno.

Conforme a pauta definida pelas lideranças indígenas, a Assembleia vai abordar temas sobre políticas públicas e gênero, no contexto da juventude e mulheres indígenas, etnodesenvolvimento, questão fundiária, gestão territorial e ambiental, saúde e educação indígena. Um dos momentos propostos, para esse ano, será o “diálogo com as lideranças tradicionais”, que irá marcar o encontro das lideranças indígenas que fazem parte do histórico de luta e conquista dos povos indígenas de Roraima, logo no primeiro dia da Assembleia.

Serão convidadas para o evento, órgãos públicos (local e nacional), organizações indígenas e entidades parceiras que atuam nas questões indígenas. Entre as instituições, a Fundação Nacional do Índio (Funai), Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Polícia Federa (PF), Ministério Público Federal (MPF), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente(Ibama), Instituto Federal de Roraima (IFRR), Universidade Federal de Roraima (UFRR), além de representantes políticos do poder executivo e legislativo.

Quanto à participação das entidades parceiras e de apoio ao movimento indígena, serão convidados os representantes do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), Instituto Socioambiental (ISA) e demais entidades que atuam em defesa dos direitos indígenas.

Assembleia Geral desse ano, 2015, também será um momento eletivo para coordenação geral do Conselho Indígena de Roraima (CIR), onde é composto pelos cargos de coordenador geral, vice-coordenador e secretaria do movimento de mulheres indígenas.

Para concorrer à coordenação geral, foram indicados novamente os atuais coordenadores, Mario Nicacio, do povo Wapichana, da comunidade indígena Pium, da Terra Indígena Manoá-Pium; Ivaldo André, do povo Macuxi, da comunidade indígena Maturuca, Terra Indígena Raposa Serra do Sol; e uma nova indicação, Walter de Oliveira, da comunidade indígena São Miguel da Cachoeira, região do Surumu, Terra Indígena São Marcos. Na Secretaria do Movimento de Mulheres Indígenas concorrem as mulheres indicadas: Telma Marques, do povo Taurepang, da comunidade indígena Guariba, Terra Indígena Araçá; Tereza Pereira de Sousa, do povo Macuxi, da comunidade indígena Maturuca; e Ázila Oliveira, do povo Macuxi, da comunidade indígena Guariba, região da Raposa, ambas da Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

Os candidatos foram indicados pelas regiões e aprovados na reunião ampliada. Uma comissão eleitoral também foi criada para acompanhar o processo eleitoral, desde o período de votação que acontece nas comunidades indígenas, votação aberta, até o pronunciamento da coordenação eleita para assumir a coordenação do Conselho Indígena de Roraima no mandato de dois anos.

O CIR, também se prepara com equipe de apoio, funcionários e demais colaboradores para receber mais de mil participantes, entre tuxauas, coordenadores regionais, agente indígena de saúde, professores, agentes territoriais e ambientais indígenas, mulheres, jovens e demais convidados.

Para mais informações, através dos contatos: (95) 3224-5761/ [email protected].

Foto: Assembleia Geral de 2014, no Centro Regional Caracaranã, TI Raposa Serra do Sol (Mayra Wapichana- CIR)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.