Ao pedir pena de morte para tráfico de drogas, matamos junto a civilização, por Leonardo Sakamoto

por Leonardo Sakamoto

O brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira foi fuzilado, na manhã de domingo, na Indonésia, 15h30 deste sábado (17), no Brasil, por ter sido condenado por tráfico de drogas. Ele tentou entrar no país, em 2003, com 13,4 kg de cocaína em tubos de uma asa-delta.

Muita gente nas redes sociais está louvando a atitude do governo indonésio, tuitando e postando que o traficante brasileiro teve o que mereceu e pedindo para que a lei mude no Brasil a fim de que a pena de morte passe a valer para casos penais comuns (ela persiste apenas em tempos de guerra) e salvar as “pessoas de bem” do caos. (mais…)

Ler Mais

Peru: Drecreto del sector Energía viola autonomía de comunidades campesinas

¿Otra provocación del gobierno a las comunidades?

Servindi – Una disposición que vulnera el derecho a la propiedad de las comunidades campesinas, el derecho a su autonomía y el derecho a la consulta previa fue introducida en el Decreto Supremo 001-2015-EM expedido por el Ministerio de Energía y Minas el 6 de enero.

La norma reglamentaria pretende que las juntas directivas de comunidades campesinas otorguen la autorización para el uso de los terrenos superficiales de las comunidades, quitando, esta facultad a las asambleas comunales. (mais…)

Ler Mais

Força Aérea lista “tendências homossexuais” em questionário patológico

Em questionário aplicado a médicos aspirantes a oficiais, o Centro de Medicina Aeroespacial coloca “tendências homossexuais” ao lado de doenças como hipertensão e deformidade

por Marcelo Pellegrini, Carta Capital

Na mesma semana em que o Exército brasileiro criticou o projeto de lei que criminaliza a homofobia pelos “reflexos indesejados” que a proposta traria, CartaCapital teve acesso a um questionário patológico do Centro de Medicina Aeroespacial, ligado à Força Aérea Brasileira (FAB), que lista “tendências homossexuais” como doença.

(mais…)

Ler Mais

Nova febre do ouro arrasa 1.300 km2 de selva na América do Sul

Manuel Ansede, El País Brasil

A porto-riquenha Nora Álvarez relembra o dia de julho de 2014, quando cruzou Guacamayo, uma das maiores minas de ouro ilegais do mundo, montada em uma motocicleta. “Foi horrível. No lugar da floresta virgem, havia um deserto de areia branca”, recorda. Foram 15 quilômetros de perigosa travessia por uma paisagem apocalíptica de dunas encravada em matas centenárias, com árvores de até 30 metros de altura. (mais…)

Ler Mais

RO – PM de Buritis estaria envolvida em vigilância particular de fazenda

Por

Camponeses do Acampamento 10 de Maio pediram à Ouvidoria Agrária Nacional proteção para as famílias do acampamento e a retirada de policiais militares que fazem segurança particular na Fazenda de Formosa, na Linha C-54, município de Alto Paraíso, Rondônia. Pois segundo os mesmos, continua a presença de policiais militares fazendo segurança particular na fazenda em 2015, além de patrulhamentos oficiais intimidatórios. (mais…)

Ler Mais

Movimento dos Trabalhadores Desempregados ocupa terreno no DF

Mariana Tokarnia – Repórter da Agência Brasil

O Movimento d@s Trabalhador@s Desempregad@s (MTD) ocupou na madrugada de hoje (17) terreno entre a Granja do Torto e o Balão do Colorado, no Distrito Federal, com aproximadamente 150 famílias. De acordo com o movimento, a área pertence à Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) e está sendo alvo de grilagem – venda ilegal de terrenos que pertencem ao Poder Público. (mais…)

Ler Mais

Brasileira muçulmana é atacada com pedrada em São Paulo

Pernambucana foi atingida na perna enquanto andava na rua

Por Leonardo Vieira, O Globo

O cotidiano da muçulmana S.G. (o nome está sendo mantido em sigilo porque ela recebeu ameaças após a publicação da matéria) não tem sido fácil. Nos últimos quatro anos, enquanto caminhava pelas ruas, já enfrentou golpes guardas-chuvas de idosos, puxões de seu véu por pedestres em ponto de ônibus, jatos de água e até agressões físicas por parte de pessoas que não a queriam por perto. Após o atentado ao periódico francês Charlie Hebdo, ela voltou a ser alvo de agressão explícita: S. recebeu uma pedrada que, por sorte, apenas atingiu sua perna. Seu agressor ainda gritou “muçulmana maldita” antes de fugir sem que pudesse ser identificado. (mais…)

Ler Mais

Quase 200 municípios mineiros podem solicitar novas vagas no Mais Médicos

Hoje em Dia

Para expandir o Programa Mais Médicos em todo o Brasil, e garantir a incorporação de 100% das vagas do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), o Ministério da Saúde abriu edital que prevê a contratação de profissionais para 1.500 prefeituras. Em Minas Gerais, 166 municípios poderão solicitar novas vagas pelo programa.

“A ampliação do Mais Médicos dá nova oportunidade a esses municípios que, por algum motivo, não puderam aderir ao programa. A iniciativa atende a reivindicação de cidades do país inteiro por nova chance de integrar ou ampliar o número de profissionais”, ressaltou o ministro da Saúde, Arthur Chioro. (mais…)

Ler Mais

Indígenas Apinajés que protestavam contra desmatamento desocupam TO-210

Rodovia estava bloqueada pelos Apinajés desde quarta-feira (15). Segundo indígenas, território está sendo desmatado para plantio de eucalipto.

Do G1 TO

O trecho da rodovia TO-210 nas proximidades de Tocantinópolis, a 517 Km de Palmas foi liberado da ocupação pelos indígenas apinajés que protestavam que um território ocupado estava sendo desmatado para plantio de eucalipto. A desocupação aconteceu nesta sexta-feira (16) e os índios haviam bloqueado a rodovia para fazer a manifestação desde a última quarta-feira (15) após intermediação do Ministério Público Federal. (mais…)

Ler Mais

Aberto o prazo das inscrições para concorrer ao cargo de Ouvidor-Geral da Defensoria Pública

ADPERGS – Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul

A Defensoria Pública do Estado do Rio do Sul publicou, na última terça-feira (13), no Diário Oficial do Estado, a abertura do período de inscrições para os cidadãos e entidades civis que desejam concorrer ao cargo de Ouvidor-Geral da instituição. O prazo para a habilitação dos interessados encerra no dia 23 de janeiro.

A formação dos postulantes se dará por meio de listra tríplice. Os requerimentos de inscrição, juntamente com a documentação comprobatória dos requisitos exigidos, deverão ser entregues na Unidade de Expedição e Protocolo, na Sede da Defensoria Pública do Estado, na Rua Sete de Setembro, 666, 2º andar, Bairro Centro Histórico, na capital do Estado, no prazo estabelecido. (mais…)

Ler Mais