Movimento dos Trabalhadores Desempregados ocupa terreno no DF

Mariana Tokarnia – Repórter da Agência Brasil

O Movimento d@s Trabalhador@s Desempregad@s (MTD) ocupou na madrugada de hoje (17) terreno entre a Granja do Torto e o Balão do Colorado, no Distrito Federal, com aproximadamente 150 famílias. De acordo com o movimento, a área pertence à Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) e está sendo alvo de grilagem – venda ilegal de terrenos que pertencem ao Poder Público.

A entidade defende que área seja destinada aos trabalhadores desempregados e ocupada de maneira sustentável.  “A gente percebeu que ocorria grilagem no local. O movimento entende que pode manter a preservação da área com um assentamento agroecológico, sem denegrir a natureza, conciliando conservação,  justiça social, geração de renda e trabalho e produção de alimentos saudáveis para o povo”, diz o dirigente nacional do MTD, Francisco Lima Pereira.

A área está situada no entorno do Parque Nacional de Brasília, unidade de conservação que protege ecossistemas típicos do cerrado e abriga as bacias dos córregos formadores da represa Santa Maria,  responsável pelo fornecimento de 25% da água potável que abastece a capital federal.

O secretário de Relações Institucionais e Sociais do Distrito Federal, Marcos Dantas, diz que ainda analisa a situação para se manifestar.

Edição: Graça Adjuto.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.