Gobierno licitaría Lote 192 sin cumplir demandas de las comunidades indígenas

El Estado lanzaría la licitación del lote petrolero más grande del país a más tardar el 15 de enero. Comunidades indígenas de las cuencas de Tigre, Corrientes, Pastaza y Marañón aún esperan que se cumpla con sus demandas

Por José Carlos Díaz Zanelli

Servindi, 10 de enero, 2015.- El 2015 será un año fundamental para el futuro del Lote 192 ubicado en la región de Loreto. Como se sabe este proyecto petrolero opera en la zona desde 1971 y desde entonces ha afectado a la zona, contaminando a cuatro cuencas amazónicas: Tigre, Corrientes, Pastaza y Marañón. (mais…)

Ler Mais

Grupo terrorista Boko Haram mata 2000 pessoas e toma cidade na Nigéria

Baga, uma cidade nigeriana, terá sido dizimada na quinta-feira. Tanto a República de Níger como o Chade, vizinhos da Nigéria, não pretendem ajudar a travar o avanço deste grupo terrorista

Catarina Falcão – Observador

O grupo terrorista Boko Haram pode ser assassinado duas mil pessoas na cidade de Baga, região nordeste da Nigéria, no últimos dias e conseguido dominar a região. Tanto a República de Níger como o Chade, vizinhos da Nigéria, que acordaram manter a segurança daquela região nos três países, já disseram que não vão ajudar nos esforços militares para recuperar a cidade. (mais…)

Ler Mais

Meu ‘confronto’ com a polícia de Alckmin, por Eliane Brum

Eliane Brum, em El País

Alguns minutos antes de virar “vândala”, eu parei de caminhar, me virei de costas e olhei a multidão que ocupava a Consolação, na primeira manifestação contra o aumento de 50 centavos da tarifa de ônibus, em São Paulo. Era sexta-feira, 9 de janeiro, no início da noite. Como é horário de verão, ainda estava claro. Pensei como era bonito milhares de pessoas se reapropriando das ruas, do espaço público, da cidade, para exercer seu direito democrático de protestar contra o que consideram injusto. São Paulo, vista a pé, andando por ruas sem carros, é uma outra cidade. É humana. Das janelas e sacadas dos prédios, as pessoas abanavam. Pouco antes, eu tinha ouvido de dois manifestantes: “E aí, até quando isso aqui vai parecer uma romaria?”. E, quando voltei a me virar para recomeçar a caminhar, o clima na minha frente era outro. Os black blocs e alguns outros tinham se adiantado e começavam a dar chutes em portas de ferro, arrancavam latas de lixo e espalhavam o conteúdo no meio da rua. Foi quando o vi. (mais…)

Ler Mais

Kenarik Boujikian sobre “mentiras” de Kátia Abreu à Folha: “Não é possível aceitar que um ministro atue com tanta má-fé”

Desembargadora Kenarik Boujikian:  “Kátia Abreu deve achar que todos nós somos gados e ela pode dizer as bobagens e mentiras que quiser”

Por Conceição Lemes, em Viomundo/Geledés

Não é nenhuma novidade. Kátia Abreu, a nova ministra da Agricultura do governo Dilma Rousseff, é contra o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), a reforma agrária e a favor da PEC 215 (transfere do Executivo para o Legislativo a homologação da demarcação das terras indígenas). (mais…)

Ler Mais

Licença de hidrelétrica de Santo Antônio pode ser suspensa

Maíra Heinen – EBC

A hidrelétrica de Santo Antônio, em Rondônia, pode ter a licença de operação suspensa. O Ministério Público Federal e o Ministério Público Estadual entraram com pedido liminar para que a empresa Santo Antônio Energia cumpra o programa de remanejamento da população atingida pela construção da usina no Reassentamento Santa Rita. (mais…)

Ler Mais

Infância roubada pela Ditadura

Ratos, lixo hospitalar e separação no livro que narra histórias de crianças apreendidas em Alagoas por militares

Jornal Extra de Alagoas

Após dois anos de muita pesquisa, 2014 foi de esclarecimento para muitos brasileiros. A Comissão Nacional da Verdade divulgou no início de dezembro o relatório sobre as violações dos direitos humanos entre 1946 e 1988, abarcando os anos de chumbo da ditadura militar. (mais…)

Ler Mais

Concentração de terra cresce e latifúndios equivalem a quase três estados de Sergipe

Por Tatiana Farah
Do Globo

O Brasil registrou durante o primeiro governo da presidente Dilma Rousseff um aumento de concentração de terras em grandes propriedades privadas de pelo menos 2,5%. Dados do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) revelam que, entre 2010 e 2014, seis milhões de hectares passaram para as mãos dos grandes proprietários — quase três vezes o estado de Sergipe. Segundo o Sistema Nacional de Cadastro Rural, as grandes propriedades privadas saltaram de 238 milhões para 244 milhões de hectares. (mais…)

Ler Mais

Cambio climático multiplica amenazas de conflictos y disturbios

Servindi – La compañía de análisis de riesgos Maplecorft confirmó que el cambio climático es un multiplicador de amenazas e incrementa el riesgo de conflictos y disturbios civiles en 32 países, incluyendo a las economías emergentes de Bangladesh, Etiopía, India, Nigeria y Filipinas.

Así lo advirtió en la séptima edición anual de Cambio Climático y Atlas de Riesgo Ambiental (CCERA, por su sigla en inglés) lanzado por Maplecroft, donde actualiza un índice de vulnerabilidad de los países ante el cambio climático. (mais…)

Ler Mais

La agricultura integrada, una forma de vencer al cambio climático

Por Manipadma Jena – IPS

La granja de media hectárea que Sukomal Mandal tiene en el mayor bosque de manglar del mundo es un oasis de prosperidad, a pesar de que el mar se está tragando lentamente a la tierra.

Mandal, de 50 años, y su familia viven en la localidad india de Biswanathpur, en Sundarbans, el bosque de manglar de 10.000 kilómetros cuadrados que India y Bangladesh comparten en el delta de la bahía de Bengala. (mais…)

Ler Mais