MPF obtém decisão que impede construção de condomínio no interior do Parque do Cocó

De acordo com o MPF, condomínio seria construído em área de preservação permanente e pertencente à União, em desacordo com a legislação ambiental

MPF CE

O Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) obteve decisão judicial que impede a empreiteira Ultrapar-Ultradata Participações de construir condomínio residencial em área abrangida pelo Parque Ecológico do Cocó, em Fortaleza, até a realização de perícia judicial. A decisão, da Justiça Federal, é resultado de agravo de instrumento com pedido de liminar apresentado pelo procurador da República Anastácio Nóbrega Tahim Júnior. (mais…)

Ler Mais

Balanço da Reforma Agrária 2014 e do primeiro mandato da Presidenta Dilma Rousseff

 

A Comissão Pastoral da Terra – Regional Nordeste II divulga o balanço da Reforma Agrária do ano de 2014 e do primeiro mandato da Presidenta Dilma Rousseff. Confira a análise na íntegra:

No último ano do primeiro mandato, Dilma Rousseff deixa sua marca na questão agrária: foi a presidenta que menos desapropriou terras e assentou famílias para a Reforma Agrária; menos demarcou os territórios  Indígenas, Quilombolas e de diversas populações tradicionais; menos criou Reservas Extrativistas. Em contrapartida, foi a que mais apoiou o agronegócio e os grandes empreendimentos capitalistas. Ao que parece, os sinais do tempo indicam que a mudança não vem do Planalto, vem das Planícies. (mais…)

Ler Mais

Governo do Mato Grosso do Sul inicia estratégia para acabar com conflito entre produtores rurais e indígenas no Estado

No Correio de Corumbá

Reinaldo Azambuja (PSDB) prometeu durante a campanha ao Governo do Mato Grosso do Sul que acabaria com o conflito indígena no estado. Eleito e empossado desde o dia primeiro, já iniciou sua estratégia de transformar o Estado em “árbitro” da disputa entre produtores rurais, índios e indigenistas que persiste há décadas em várias regiões do Mato Grosso do Sul. (mais…)

Ler Mais

Incêndios criminosos impedem regeneração florestal na Terra Indígena Marãiwatsédé (MT)

ISA – Instituto Socioambiental

Os Xavante da Terra Indígena (TI) Marãiwatsédé, no leste mato-grossense, tentam manter as tradições que herdaram de seus antepassados, mas enfrentam desafios para conseguir os recursos da natureza para fazer suas casas, seu artesanato e para realizar seus rituais. A caça também está escassa e até água falta. Além disso, acredita-se que a água de alguns rios esteja contaminada com agrotóxicos. (mais…)

Ler Mais

Moradores de Altamira protestam e pedem indenizações por Belo Monte

Xingu Vivo

Moradores de bairros que foram afetados com a construção da usina de Belo Monte, em Altamira, sudoeste do estado, fizeram um protesto em frente ao escritório da Norte Energia nesta segunda-feira (5).

Cerca de 150 moradores, de acordo com a reportagem do G1, cobram agilidade no pagamento de indenizações e também prioridade na entrega das novas casas para as pessoas que estão sendo retiradas das áreas de risco. Durante o protesto, os moradores relataram supostos erros durante a avaliação dos imóveis para estipular o valor da indenização. (mais…)

Ler Mais

Chapada e Chapadinha no Baixo Parnaíba maranhense

Chapada

“Forma é poder.” O Cerrado se forma e reforma-se em milhares de formas. Há formas de todos os tipos e para todos os gostos. Qual é a forma de uma Chapada? Alguns diriam que ela se mostra num plano único que um olho não abarca. A Chapada assume a forma de uma mangaba que surpreende e surge numa área onde ninguém imaginaria encontra-la. O Isaias, dirigente do STTR de Urbano Santos, fotografou um mangabal próximo as casas da comunidade de Bracinho durante a visita do Iterma para marcar os pontos no GPS que constariam no titulo comunitário que seria entregue aos representantes da associação. As mangabas não são meras formas nessa imensa Chapada de 3.400 hectares a beira de um afluente do rio Preguiças. (mais…)

Ler Mais

Um belo fecho de ano para o Mapa de Conflitos envolvendo injustiça ambiental e saúde no Brasil. Ele é parte do processo de reconhecimento do ‘Quilombo Dezidério’

Por Tania Pacheco, Combate Racismo Ambiental

Encerrar o ano noticiando o reconhecimento de duas comunidades Quilombolas é muito bom. Mas ler na notícia que o Mapa de Conflitos esteve presente no processo é melhor ainda, pois ratifica mais uma vez a importância desse instrumento de luta que é fundamental cada vez mais gente venha a utilizar. (mais…)

Ler Mais

Manifesto do Povo Apinajé, contra o desmatamento do cerrado e o plantio de eucaliptos

Associação União das Aldeias Apinajé (PEMPXÀ)

Nós caciques, Agentes Indígenas de Saúde (AIS), professores, estudantes, anciãos, e lideranças, membros diretores e Conselhos Consultivo e Fiscal da Associação União das Aldeias Apinajé (PEMPXÀ), reunidos nos dias 27 e 28 de dezembro de 2014, na aldeia São José, para discutir sobre a questão do desmatamento do cerrado no entorno dessa terra indígena, localizada nos municípios de Tocantinópolis, Maurilândia, São Bento do Tocantins e Cachoeirinha. (mais…)

Ler Mais

Diariamente, 600 milhões de litros de esgoto são despejados na Bacia do Paraíba do Sul. Entrevista especial com Maria Isabel Rocha

“O grande impacto ambiental é que muitos municípios utilizam a água deste rio como fonte de abastecimento”, diz a bióloga.

IHU

Um dos principais rios do sudoeste brasileiro, o Paraíba do Sul também vem sofrendo com as ações do homem. Ao mesmo tempo que origina 10% do PIB nacional e abastece cidades de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, sua bacia recebe em troca desde esgoto doméstico sem tratamento até dejetos de indústrias e resíduos tanto da agricultura como da pecuária. (mais…)

Ler Mais