Chapada e Chapadinha no Baixo Parnaíba maranhense

Chapada

“Forma é poder.” O Cerrado se forma e reforma-se em milhares de formas. Há formas de todos os tipos e para todos os gostos. Qual é a forma de uma Chapada? Alguns diriam que ela se mostra num plano único que um olho não abarca. A Chapada assume a forma de uma mangaba que surpreende e surge numa área onde ninguém imaginaria encontra-la. O Isaias, dirigente do STTR de Urbano Santos, fotografou um mangabal próximo as casas da comunidade de Bracinho durante a visita do Iterma para marcar os pontos no GPS que constariam no titulo comunitário que seria entregue aos representantes da associação. As mangabas não são meras formas nessa imensa Chapada de 3.400 hectares a beira de um afluente do rio Preguiças.

Chapadinha

O sobrinho assistia o Cartoon Network. Ele parou e relembrou da época em que sonhava se tornar um quadrinista. Quando foi isso e em que lugar exatamente? Passava férias em Governador Eugênio Barros no mês de julho e para gastar o tempo desenhava bonequinhos. Deixou o desenho de lado e se enfurnou na leitura. De tanto ler, começou a escrever. Imitou José Saramago. Irritou-se com a imitação. Procurou outros caminhos. O desenho que o Cartoon Network transmitia mostrou a ele que de certa forma encontrara um caminho: o das historinhas.

No mesmo instante, o seu pensamento retornou a conversa que tivera com Chico da Cohab sobre uma área que a presidência da republica desapropriara em Chapadinha, Baixo Parnaíba: “Descobriu que área é essa tal de Bacuri/Data Cumbre?” “Fica na direção de Todos os Santos, depois da fazenda Santo Ângelo da Suzano Papel e Celulose.” “De quem é essa propriedade?” “É de um fazendeiro daqui de Chapadinha, irmão do vereador Nonato Baleco.” “Lá é Chapada?” “Tem uma Chapadinha.” “Fica perto do rio Preto, Chico?” ” Nas laterais do rio. Lá é muito bonito.” “Por que o proprietário quis vender para o Incra?” “A principio queria vender para a Suzano Papel e Celulose, aí teve a intervenção dos trabalhadores, do STTR de São Benedito do Rio Preto, da Fetaema, da igreja de São Benedito e agora do Fórum Carajás na minha pessoa.” “Então, a Suzano sofreu três derrotas na leva de desapropriações desse fim de 2014. Duas em Chapadinha e uma em Imperatriz.”

Sim, nos mais de 900 hectares da fazenda Bacuri/Data Cumbe se angariava uma Chapadinha para o usufruto dos trabalhadores rurais.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.