“Tempo em Curso”: Os pretos & pardos e a recente redução da pobreza no Brasil

capa tempo em curso novembroInformamos com satisfação que a edição de novembro de 2014 do boletim eletrônico mensal do LAESER já está disponível em nosso site.

LAESER – Como já é habitual, a presente edição comenta a evolução dos indicadores de rendimento médio do trabalho principal e da taxa de desemprego, assim como traz uma análise comparativa dos dados da taxa de desemprego por grupos de idade. Todos os indicadores de mercado de trabalho contidos no anexo estatístico deste boletim se encontram desagregados pelos grupos de cor ou raça e sexo, e são referentes ao intervalo de tempo compreendido entre setembro de 2013 e setembro de 2014.

O tema especial da edição de novembro do “Tempo em Curso” investiga a evolução dos índices de extrema pobreza (algumas vezes também chamado de indigência ou miséria) e de pobreza para a população branca e preta & parda, entre os anos de 2003 e de 2013.

Nos últimos meses, a partir da recente divulgação dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do IBGE de 2013, referentes ao último ano da série, diferentes órgãos de pesquisa e meios de comunicação levantaram o debate sobre uma possível retomada do crescimento da miséria e da pobreza entre a população brasileira.

O objetivo do presente estudo é justamente refletir sobre o comportamento destes indicadores, desagregando-os segundo os grupos de cor ou raça da população residente no Brasil.

Nós do LAESER aguardamos vosso diálogo, críticas e reflexões. Boa leitura! Para acessar “Tempo em curso”, clique AQUI.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por José Carlos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.