Por Henyo Trindade Barretto Filho
Estamos na CDH/CD com alguns parentes, após reunião com parlamentares. A informação é a de que a reunião da PEC 215 foi cancelada hoje, com chance maior de acontecer amanhã. Contudo, não é nada segura essa informação, já que tudo pode mudar com uma decisão do Presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves. Apesar da reunião de hoje contar como cancelada, mais cedo membros da bancada ruralista protocolaram na Mesa da Câmara requerimento solicitando Sessão Extraordinária da Comissão Especial que analisa a PEC 215.
Informações de corredor davam conta que Presidente da Casa teria deferido, mas tudo indica que Dep. Afonso Florence (Presidente da Comissão Especial) cancelou a reunião. Está rolando uma série de contatos e articulações com parlamentares e Ministros de Estado. Até o momento os seguranças seguem não permitindo a entrada de indígenas. Só o grupo que está na Câmara permanece aqui.
Informes dão conta de que quatro indígenas (um Guarani, um Terena e dois Pataxós) foram presos pela PM a caminho de uma reunião no MJ com o Ministro José Eduardo Cardozo, sem motivo aparente, assim que desceram da van. Estamos apurando a informação.
A única notícia boa até o momento é que o PL do Jucá no Senado foi retirado de pauta e só volta na próxima legislatura. Permanecemos mobilizados aqui na Câmara. Maiores e melhores informações no fim da tarde.