Veto do prefeito virou um dos temas mais comentados na internet ontem
Larissa Arantes e Carolina Jardim
Assim que foi divulgada a decisão do prefeito Marcio Lacerda pelo veto ao projeto de lei que prevê o aumento salarial de 61,8% para os vereadores da capital, por volta das 12h30, o assunto virou um dos temas mais comentados na internet pelos belo-horizontinos, especialmente pelos que se mobilizaram e saíram às ruas para protestar contra o reajuste.
O envolvimento popular foi destacado em nota publicada no início da tarde pelo perfil do movimento “Veta, Lacerda” – grupo que mobilizou os usuários da rede social Facebook.
“Eles (vereadores) foram surpreendidos por uma geração que gritou ‘basta!’ e, desde a aprovação na Câmara, vem encarando, lutando e resistindo”, diz o comunicado.
Uma das organizadoras do movimento, a estudante Cecília Reis Aquino, 21, recebeu a notícia pela reportagem de O TEMPO e, demonstrando surpresa, comemorou o veto ao projeto. “Isso é ótimo! É a prova de que a população mobilizada pode, sim, mudar as coisas”, afirmou.
O músico Gabriel Guedes, que levou um piano à praça do Papa, anteontem, e reuniu amigos e visitantes para protestar contra o reajuste, também se mostrou surpreso. “Estava descrente. Pensei que o prefeito acabaria concedendo o aumento. Fico admirado que a pressão popular tenha surtido efeito. O povo está começando a acordar”, disse.
Guedes acredita, porém, que a população deve continuar vigilante. “Temos que manter latente na memória que o prefeito pretende se reeleger e fez isso por interesse. E não podemos esquecer os vereadores que votaram a favor”, ressaltou.
Atitude. Os protestos começaram poucos dias após a aprovação do projeto na Câmara Municipal e ganharam força à medida que surgiram na imprensa reportagens sobre a má utilização do dinheiro público na Casa. Dentre os atos, destacam-se três “buzinaços” em frente à prefeitura, dois “telefonaços” para o gabinete de Lacerda e a manifestação de anteontem na praça do Papa.
http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=193857,OTE
Enviada por José Carlos.