Day: 19 de janeiro de 2012
Técnicos verificam situação da seca em comunidades quilombolas da Campanha
Um grupo formado por técnicos da área rural visitou, nos dias 17 e 18 de janeiro, cinco comunidades quilombolas da Região da Campanha para verificar a situação dos locais em relação à estiagem que, desde novembro, causa prejuízos no setor rural em todo o Estado. O objetivo do roteiro foi estabelecer uma pauta para ser tratada junto aos governos federal, estadual e municipal, visando o atendimento das demandas emergenciais destes pequenos produtores rurais.
Na terça-feira (17-01), foram visitadas as comunidades dos municípios de Aceguá, Candiota e Bagé. Na quarta-feira (18-01), pela manhã, o mesmo trabalho foi feito em Caçapava do Sul. À tarde, o grupo se reuniu em Bagé com as lideranças dos quilombolas para elaborar um plano de ação para o ano de 2012. O objetivo do encontro foi reunir informações que facilitem o acesso a políticas emergenciais e de médio e longo prazo, que possam resolver as demandas históricas das comunidades.
Dentre as necessidades levantadas pelas comunidades, as principais são água para o consumo humano, disponibilização de alimentação e água para os animais, através de açudes. (mais…)
Perú: Ex miembro del Banco Mundial: “Proyecto Conga no es posible”
19 de enero, 2012.- El destacado economista, experto en recursos hídricos y ex miembro del Banco Mundial, Peter Koenig, consideró que el proyecto Conga que llevará a cabo la empresa minera Yanacocha en la región de Cajamarca, no es posible debido a que la zona tiene un equilibrio hídrico que con cualquier intervención se destruiría de forma irreparable. (mais…)
Bolivia: Nace la bancada indígena y nombran a Pedro Nuni como su primer presidente
Erbol, 18 de enero, 2012.- El diputado Pedro Nuni fue elegido como el primer presidente de la naciente bancada indígena, luego que tomara distancia del oficialista Movimiento Al Socialismo (MAS) tras el conflicto y la marcha por la defensa del Territorio Indígena Parque Nacional Isiboro Sécure (TIPNIS) que se oponía a la construcción de una carretera.
La decisión es resultado de una reunión de la Comisión Nacional de la Confederación de Pueblos Indígenas de Bolivia (CIDOB) y sus regionales, representados en esa instancia organizativa.
“Por determinación soberana de los pueblos indígenas, la Cidob, sus regionales, los 34 pueblos indígenas representados en esta instancia, se determinó por un pedido reiterado la conformación oficial de la bancada indígena en el seno de la Asamblea Legislativa”, informó Nuni.
El diputado indígena señaló que más allá de consideraciones legales, “es un legítimo derecho” que servirá para vincular las decisiones del movimiento indígena con la Asamblea. (mais…)
Unesco, Brasil e EUA lançam projeto para estimular respeito às diferenças nas escolas
Iniciativa visa incentivar o convívio harmônico entre crianças a partir do desenvolvimento de currículos e políticas que incluam componentes de educação para a tolerância racial
A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) lança hoje (18) o projeto “Ensinando respeito para todos”. Trata-se de uma cooperação entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos e a Unesco, com o objetivo de desenvolver currículos que incentivem o convívio respeitoso e harmônico entre crianças nas escolas.
A cerimônia, iniciada às 11h30, horário de Brasília, acontece na sede da Unesco, em Paris, e conta com a presença do diretor-geral da Unesco, Irina Bokova, da secretária de Estado Adjunta para Assuntos de Organizações Internacionais dos EUA, Esther Brimmer, e do secretário Executivo da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial no Brasil, Mário Theodoro. Além destas autoridades, o evento reúne representantes de governo, especialistas e profissionais de diferentes países. Estudantes da Tallwood High School, em Virgínia Beach (EUA) e Bagunçaço, um Centro Educacional para jovens em Salvador, Bahia (Brasil), participam da solenidade por videoconferência.
Ator Fábio Assunção toca na ferida e denuncia ação irresponsável na Cracolândia
Fábio Assunção, que é ex-dependente químico, criticou as autoridades por passearem pela Cracolândia “como se estivessem no Simba Safari, olhando os animais do carro, rezando para não serem atacados”
Em seu perfil oficial no Facebook, o ator Fábio Assunção manifestou repúdio à postura de autoridades e de parte da sociedade que defendem a ação policial na região da Cracolândia, no centro de São Paulo. Assunção, que recentemente foi internado numa clínica para dependentes químicos, escreveu que a discussão em torno do assunto “deixa evidente a dificuldade do homem em assumir e ser honesto frente à questão da dependência”.
“Quem realmente anda batendo cabeça não me parece ser apenas os dependentes de álcool e drogas”, escreveu o ator.
URGENTE – Neste momento, pistoleiros cercam expedição e indígenas em Paranhos, MS
O presidente do CRP-MS recebeu uma ligação de seu vice-presidente, Paulo Cesar (representante do CONDEPI na expedição que percorre as aldeias do estado), informando e pedindo ajuda, pois estão em Paranhos, na aldeia Arroyo Kora, e na estrada que liga a aldeia à rodovia foram avistados pistoleiros de tocaia.
A Defensora Pública Neyla Ferreira Mendes entrou em contato com o deputado Pedro Kemp, para acionar a Polícia Federal. O Presidente do CRP, por sua vez, já solicitou que a FUNAI de Amamabay tome providências.
Quem tiver contatos que possam ajudar, por favor, acionem. São 16 pessoas na expedição, mais 40 indígenas, todos abrigados na escola da aldeia.
NOTÍCIA RECEBIDA às 18:19H:
Situação agora sob controle, sem mais detalhes. Através do Tribunal Popular, o grupo manda agradecimentos pelas mobilizações.
Religiões afro-brasileiras produzem direito de resposta coletivo contra TV Record
Em decisão inédita do Ministério Público Federal, entidades afro-brasileiras foram autorizadas a produzir um vídeo de direito de resposta coletivo a uma reportagem da TV Record. O programa foi gravado e tornou-se público no final de 2011, mas não pode ser exibido pois a emissora recorreu da ação e conseguiu impedimento momentâneo. (mais…)
Travessia, 50 anos agindo com os outros: Fase
Este vídeo é ao mesmo tempo uma homenagem à FASE e um resumo de sua longa história. Foi realizado a partir de imagens de arquivo. E com a contribuição – por meio de textos, vozes e elaboração – de pessoas que trabalham hoje na FASE e representaram os numerosos funcionários que em diversas partes do Brasil construíram esta trajetória com muitos outros parceiros.
Novos critérios para uso do Selo da Agricultura Familiar
A legislação que determina os critérios e os procedimentos sobre permissão, manutenção, cancelamento e uso do Selo de Identificação da participação da Agricultura Familiar (SIPAF) foi aperfeiçoada. As mudanças constam da Portaria nº 6, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), publicada nesta terça-feira (17), no Diário Oficial da União (DOU).
O SIPAF identifica os produtos de origem majoritária da agricultura familiar, o que amplia a visibilidade de empresas e de empreendimentos que promovem a inclusão econômica e social dos agricultores familiares e geram mais empregos e renda no campo.
O diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da SAF/MDA, Arnoldo de Campos, diz que as mudanças foram necessárias para desburocratizar a concessão do selo. “O foco é agregar mais valor ao produto da agricultura familiar, ampliar a capacidade de certificação, trazer mais parceiros para atuar com o MDA e, dessa forma, melhorar a oferta e a visibilidade dos produtos da agricultura familiar nos mercados”, destaca.
As principais mudanças ocorridas na portaria alteram a forma de concessão do selo, que poderá também ser feita por instituições públicas ou privadas parceiras do MDA. Antes, apenas a Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) do MDA tinha permissão para conceder o selo. “Essa medida vai possibilitar que o ministério firme parcerias. Estamos dialogando com os estados, como é o caso da Bahia, para que eles também possam conceder o selo”, informa o diretor. (mais…)