Morador do Quilombo Kalunga conquista prêmio que homenageia as personalidades de 2011
Damião dos Santos já tinha feito história. Agora ele faz a diferença. Aluno da primeira turma a se formar no ensino médio em Kalunga, maior área de remanescentes de quilombos do Brasil, Damião acaba de conquistar o Prêmio Faz Diferença, na categoria Educação.
O prêmio é uma iniciativa do jornal O Globo, está em sua nona edição e será entregue em março, em uma cerimônia no Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.
Ele concluiu o ensino médio pelo Telecurso no dia 28 de maio de 2011, na comunidade Kalunga, que fica no município de Cavalcante, em Goiás, um lugar que durante séculos viveu à margem da Educação.
A escola chegou em 1980 e a luz elétrica em 2004. Um lugar onde, apesar de todas as dificuldades, existem pessoas que devem servir de exemplo para todo o país.
Damião tem 27 anos, é casado com Joana dos Santos, 22 anos, e tem quatro filhos: Warley, seis, Luciano, cinco, Ana Júlia, dois e Angela, um ano.
Empreendedor nato e atento à preservação do meio ambiente, Damião pretende agora comprar mais bicicletas para levar turistas às cachoeiras Santa Bárbara, Capivara e Canduru, riquezas naturais daquela região. “Quero impedir que os turistas tentem chegar às cachoeiras de carro e destruir as trilhas.
Tenho preocupação com a natureza”. As seis que ele tinha estavam sempre quebrando e agora Damião quer juntar dinheiro para comprar outras, específicas para as trilhas.
Atualmente trabalha como motorista da Associação Quilombola Kalunga em um projeto que está no início e passa o dia colhendo frutas que vão começar a ser processadas nas indústrias, muito em breve.
Damião começou a trabalhar na lavoura aos sete anos, com seus pais, e sabe como é importante garantir o seu sustento e o de sua família. Mas ele também aprendeu que só com a Educação é possível mudar a realidade de locais tão isolados como a comunidade Kalunga.
Ele está estudando para fazer o Enem e prestar vestibular para Administração de Empresas, carreira que vai ajudá-lo muito na gestão dos negócios: “Dá para acreditar, dá para investir nos estudos. Aqui na minha comunidade, nós temos tanta chance de dar certo quanto qualquer outra pessoa.
As oportunidades aparecem”. Damião, filho do Seu Serilo, líder da comunidade e da Dona Getúlia, teve como companheiras de formatura as irmãs Natália e Evânia. Ele adorou o livro de Filosofia do Telecurso – “nos ajuda a pensar na vida” – e cita o filme “O Auto da Compadecida” como seu preferido. Como todo jovem, nos fins de semana adora jogar bola com os amigos da comunidade.
Damião Santos, morador do maior quilombo no Brasil, aproveitou as oportunidades. A partir de agora, ele faz a diferença não só em sua comunidade.
Damião pode incentivar, com muita dignidade, que outras pessoas como ele também possam fazer a diferença em qualquer lugar neste país.
Programa Quilombos
Os alunos do programa Quilombos que se formaram com o Damião em Kalunga são jovens e adultos com idades variadas, que frequentaram as aulas às sextas, à noite, aos sábados, nos dois turnos e aos domingos, pela manhã.
A metodologia do Telecurso permitiu que esta flexibilidade de horários fosse adotada para que eles pudessem completar seus estudos sem prejudicar o trabalho.
Em sua maioria, os alunos passam a semana inteira, ao longo do dia, na roça, onde garantem seu sustento. No dia 28 de maio de 2011, cinquenta alunos se formaram no ensino médio e 30 no ensino fundamental.
O programa Quilombos é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho e conta com o apoio da prefeitura de Cavalcante.
O Telecurso®
O Telecurso® é uma iniciativa conjunta da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e da Fundação Roberto Marinho. Com aulas presenciais, o Telecurso® utiliza um material de apoio elaborado especialmente para o programa, por alguns dos mais experientes educadores, mestres e doutores das principais universidades brasileiras.
O Telecurso® tem sido utilizado para enfrentar os problemas mais frequentes no sistema educacional brasileiro, tais como defasagem idade-série, formação de professores, alternativa de oferta de ensino regular para alunos dispersos em áreas rurais e complementação curricular.
Hoje o programa, cuja metodologia de ensino é reconhecida pelo Mec, é adotado nos estados do Acre, Amazonas, Minas Gerais (na rede municipal de ensino) Pernambuco e Rio de Janeiro (nas redes municipal e estadual de ensino).
O índice de aprovação do Telecurso®, que chega a mais de 90%, é um dos principais motivos que levam governos estaduais a adotar o programa como política pública de ensino. Como indicador de sua importância para a educação no país, o Telecurso® foi escolhido, em 2001, como currículo de referência nacional para a avaliação de jovens e adultos por meio do Exame Nacional para Certificação de competências de Jovens e Adultos (Encceja).
A organização curricular do Telecurso® é modular e sua metodologia trabalha a construção coletiva do conhecimento, correlaciona conceitos com o cotidiano, possibilita uma abordagem interdisciplinar e gera o prazer de aprender.
Professores, coordenadores e a equipe interdisciplinar são responsáveis pela mediação pedagógica nas salas de aula e também pelos projetos pedagógicos complementares, como dias temáticos, aulas-passeio, mostras culturais, entre outros. Todos os educadores que integram as atividades do Telecurso® participam da formação na metodologia e são acompanhados sistematicamente nas suas práticas.
http://www.jornaldiadia.com.br/jdd/index.php/brasil/84379-damiao-faz-a-diferenca-na-educacao-do-brasil