SC – Os dissabores do Porto de Itapoá

A instalação do Porto de Itapoá, em Santa Catarina, não foi a das mais tranquilas. Teve até ação no Supremo Tribunal Federal (STF). Apesar do funcionamento, ainda assim o terminal privativo continua causando dissabores. Primeiro, como destacam muitos ativistas locais, apurou a jornalista Vera Gasparetto, o porto era para movimentar carga própria, mas teve autorização para também mexer com contêiner.

Ora a lei

Até o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no início, proibiu o trânsito dos caminhões no perímetro urbano; mas, informam fontes de Itapoá, mudaram a Lei na Câmara de Vereadores, em 1996, que proibia caminhão de passar na cidade.

Casa da Maria Joana…

Outro ponto que antipatizava o Porto de Itapoá é que o transporte de cargas perigosas estava sendo realizado sem batedor, o que é proibido pela licença de operação. Depois de denúncia, a situação foi revertida. Ponto para a mobilização.

Espanta tubarão

Já a parte pesqueira local é afetada pelo barulho e pela entrada e saída dos navios. Os pescadores estão sem apoio até para que se invista na pesca artesanal e tem político até falando que os pescadores devem trabalhar de servente de pedreiro na cidade.

Somos diferentes

Vale destacar que a cultura de pesca artesanal é motivo de atração turística e fonte de sobrevivência no mundo inteiro. Mas, no Brasil, ao que parece, está sendo destruída em nome do crescimento econômico.

Emprego

Quanto à promessa inicial de que o novo porto iria gerar emprego, a realidade se mostrou outra. Tem denúncia de que estão sendo trazidos trabalhadores de fora para trabalhar no porto.

Efeito Itapoá – I

Pesca: barulho que afasta os peixes, controle da Capitania dos Portos e da polícia ambiental em cima das embarcações (determinando horários para a pesca).

Efeito Itapoá – II

Poluição sonora: barulho dia e noite com a movimentação dos contêineres.

Efeito Itapoá – III

Acesso precário: engarrafamentos quilométricos, no meio de uma vila de pescadores, estradas despreparadas em zona urbana, sem acostamento.

Efeito Itapoá – IV

Orla da praia cada vez menor devido à dragagem.

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Comments (2)

  1. Esqueci de complementar, essa para o pessoal de Itapoá, não fiquem preocupados, pois esse pessoal de fora que foi trabalhar aí na cidade, só está esquentando a carteira para depois retornar para sua cidade de origem, já que terão dois grandes portos abrindo em Santos.

  2. Sobre a promessa de mão de obra , esse porto deveria seguir o exemplo do Porto de Navegantes, que contrariando tudo que era previsto, formou a mão de obra local para fazer o serviço, e podemos dizer que hoje seus operadores que são da região, tem uma produtividade melhor do que os operadores que vieram de Santos para darem ” um suporte” para os novatos, e agora estão comendo poeira do operador local. Então esse Porto deveria dar uma pesquisada nessa situação e investir, então eles veriam que poderiam encontrar muitos talentos, sem dizer que ninguem sai de um porto que paga mais, se estivesse empregado, dizem as más linguas que estão sendo aproveitados profissionais descartados por esses portos. Por que será hein

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