Ibama identifica extração ilegal de madeira em área de crimes no Pará

Operação deflagrada neste fim de semana por agentes do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) em Nova Ipixuna, no Pará, identificou 14 pontos ilegais de desmatamento na floresta Amazônica, 13 locais de extração clandestina de lenha e madeira, além de 120 fornos utilizados na produção indevida de carvão vegetal.

A fiscalização é um desdobramento da Operação Disparada (que combate o desmatamento na Amazônia) e ocorre em resposta aos crimes ambientais praticados na região, denunciados pelo casal de extrativistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo, morto em uma ‘tocaia’ na última terça-feira em uma estrada rural do município.

Um dos 120 fornos usados para a produção ilegal de carvão – Foto de Divulgação De acordo com balanço divulgado pela instituição neste domingo, os desmatamentos encontrados estavam dentro de APPs (Áreas de Proteção Permanente) e foram realizados para favorecer a agricultura local.  Árvores como a Castanheira foram as mais derrubadas.

Participaram da ação 20 agentes do Ibama que atuavam na operação Disparada (que combate o desmatamento ilegal em outras frentes), além da Polícia Rodoviária Federal.

– No ranking nacional de desmatamento, Nova Ipixuna está na posição 68º.  O município de 15 mil habitantes e com uma extensa zona rural desmatou 72% da vegetação original.  Não havia fiscalização antes aqui porque não tinha indicação de polígonos de desmatamento (constatado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, através de imagens de satélite).  Mas com os assassinatos, deslocamos gente para a região e vamos intensificar os trabalhos por tempo indeterminado – afirmou Marco Vidal, coordenador da operação do Ibama em Nova Ipixuna.

Dois tratores utilizados na derrubada das árvores foram apreendidos durante a operação e o proprietário já foi identificado.

– Ninguém ainda foi preso, mas haverá aplicação de multas para os assentados que podem variar entre R$ 1.000 e R$ 5.000. Várias das madeireiras ilegais que flagramos nesta operação são reincidentes nas ações ilegais – disse Vidal.

No sábado, os agentes do Ibama e da Polícia Rodoviária encontraram o corpo do agricultor Eremilton Pereira dos Santos, de 25 anos.  O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, já que é o segundo registro de mortes envolvendo moradores da região de Nova Ipixuna.  Apesar disto, o delegado responsável pelo caso nega elo entre o assassinato dos ambientalistas e a morte de Pereira dos Santos.

 

 

http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=385313

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.