MPA mobiliza 15 mil e faz audiências com governo federal

O MPA apresenta ao ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria Geral da Presidência, a pauta de reivindicação da jornada que propõe políticas públicas para o fortalecimento do campesinato, produção de alimentos saudáveis e erradicação da pobreza no campo.

Dentre as reivindicações do movimento estão crédito subsidiado para produção de alimentos, investimentos para comercialização e beneficiamento da produção, energia elétrica de qualidade e com tarifas reduzidas, moradia digna para as famílias camponesas, adequação da legislação sanitária para comercialização da produção camponesa, rebate nas dívidas dos pequenos agricultores e educação adequada à realidade das famílias no campo.

Às 16 horas, o MPA se reúne também com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, para discutir o Código Florestal Brasileiro e questões ligadas à educação ambiental.

O MPA é contra o projeto de mudança do Código apresentado pelo deputado Aldo Rebelo e defende a manutenção da legislação atual.  Na agenda do dia também está prevista uma audiência com o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, para discutir o Programa nacional de Habitação Rural (PNHR).

Mais de 15 mil camponeses estão mobilizados em 10 estados do país, na jornada Nacional de luta do MPA.

Diversos atos acontecem nas capitais Vitória(ES), Porto Alegre(RS), Salvador(BA), Porto Velho(RO), Teresina(PI), e nas cidades de Governador Valadares (MG), Ouricuri (PE), Monte Alegre (SE), Goiás Velho(GO) e São Miguel do Oeste (SC).

 

http://www.mst.org.br/node/11764

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.