Segue abaixo uma carta-manifesto contra a escolha da Usiminas para a auditoria da CSA. Esta auditoria abrirá o caminho para permitir a licença definitiva de operaçao da CSA. Isto temos que impedir com urgência!
Pedimos a assinatura de pessoas e entidades até quinta-feira, dia 27/1. Favor enviar as assinaturas para: [email protected]. Contamos com tod@s para esta luta!
—
USIMINAS, NÃO!
POR UMA AUDITORIA REALMENTE INDEPENDENTE PARA APURAR OS CRIMES COMETIDOS PELA CSA!
COMPENSAÇÃO COMPLETA AOS PESCADORES E MORADADORES ATINGIDOS PELA CSA!
NÃO À CONCESSÃO DA LICENÇA DEFINITIVA DE OPERAÇÃO DA EMPRESA !
Nós, abaixo assinados, parabenizamos o Ministério Público Estadual pela ação do GATE contra crimes ambientais cometidos pela Companhia Siderúrgica do Atlântico e pelos seus diretores.
Porém CONDENAMOS a decisão do INEA e da Secretaria de Ambiente de escolherem a Usiminas para fazer a auditoria da CSA. Segundo o jornal O Globo, a Usiminas teve a Vale (sócia da ThyssenKrupp na CSA) como sua acionista minoritária (5,9% de ações) pelo menos até o ano de 2008[1]. Nos dias de hoje, segundo a página web da Usiminas[2] , 10% do seu capital votante pertence à Previ (Fundo de Pensão dos Funcionários do Banco do Brasil), que também é acionista da Vale (em 2009, o Fundo tinha R$ 31 bi de ações da Vale, sendo o seu principal ativo). Além disso, muitos são os casos de intercâmbio de executivos em posições decisão entre as duas empresas. O presidente da Usiminas, Wilson Brumer, por exemplo, foi cotado à presidência da Vale[3].
Uma auditoria feita pela Usiminas não pode caracterizar-se como independente, refletindo conflitos de interesse.
EXIGIMOS UMA AUDITORIA VERDADEIRAMENTE INDEPENDENTE DOS GRAVES DANOS CAUSADOS PELA CSA A POPULACAO DO RIO DE JANEIRO!
EXIGIMOS A CONDENAÇÃO DOS CULPADOS E A COMPENSAÇÃO JUSTA DA POPULACAO DIRETAMENTE ATINGIDA POR TODOS OS DANOS SOFRIDOS ATÉ AQUI!
—
[1] (http://oglobo.globo.com/economia/mat/2008/05/26/vale_pretende_vender_sua_fatia_de_5_89_das_acoes_ordinarias_da_usiminas-546516160.asp)
[2](http://ript.usiminas.com/irj/portal?NavigationTarget=navurl://b5aa050a0bd35e8897068b23c6e295ae e anexo),
[3] http://www.valoronline.com.br/impresso/santander/1913/365177/socios-buscam-despolitizar-sucessao-na-vale