Cercada pela CSN, floresta em Volta Redonda entra na mira da Justiça

Dona da área verde, siderúrgica tenta diminuir a atuação de órgãos públicos na mata

Por Vera Araújo, O Globo

“Cria” da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), como faz questão de dizer, o aposentado Cosme Teodoro Ferreira, de 87 anos, gosta de se lembrar da algazarra que os filhos faziam, há mais de quatro décadas, correndo pela Floresta da Cicuta, encravada na cidade de Volta Redonda. As gerações seguintes não tiveram a sorte de se divertir da mesma forma. Hoje, a área de proteção ambiental, considerada o pulmão verde do município e cheia de espécies remanescentes de Mata Atlântica, é cercada. Os portões ficam permanentemente trancados com cadeados. Uma empresa de vigilância proíbe a entrada de moradores da região. A CSN, que empregou Cosme quando era uma estatal, foi privatizada em 1993. No “pacote”, os novos proprietários levaram, de “porteira fechada”, a floresta de cem hectares, tamanho equivalente ao de cem campos oficiais de futebol. (mais…)

Ler Mais

Estão usando seu dinheiro para jogar você contra alunos que ocupam escolas, por Leonardo Sakamoto

No Blog do Sakamoto

Seria piada se não fosse com nosso dinheiro. O governo do Estado de São Paulo pretende gastar R$ 9 milhões em uma campanha de publicidade para a TV a fim de tentar explicar o porquê de estar fechando escolas, trocando estudantes de outras tantas e mudando a vida de milhões de alunos, pais e mães. O número foi confirmado pela assessoria de imprensa do governo ao repórter Lucas Rodrigues, do UOL Educação. (mais…)

Ler Mais

Na Força dos Encantados, por Egon Heck

Cimi

“Vamos dar continuidade à luta dos povos indígenas do Brasil na defesa dos nossos direitos, conquistados por nós na Constituição de 1988. Não pensem os ruralistas, e outros mais, que não somos capazes de lutar com todas as nossas forças por aquilo que julgamos ser melhor para nossos povos e nosso país. Não queremos que outros povos passem o que nós, do Nordeste, passamos nesses 500 anos. Contamos com a força dos Encantados, dos seres de luz, dos espíritos dos guerreiros, dos pajés e com todas as lideranças e lutadores dos nossos povos”. (mais…)

Ler Mais

Indígenas anunciam ocupação da Assembleia Legislativa do MS e deputado ruralista ameaça com retirada à força

Cimi

Desconsiderando a tensão causada aos povos indígenas do Mato Grosso do Sul pela própria Assembleia Legislativa com a instalação da CPI do Cimi, o 1º secretário da casa, o deputado ruralista Zé Teixeira (DEM), reagiu de forma truculenta ao anúncio dos indígenas de ocupação do parlamento sul-mato-grossense depois de protesto iniciado na manhã desta quarta-feira, 25, por cerca de 150 Terena e Guarani e Kaiowá. (mais…)

Ler Mais

“Nós sempre teremos o mar”

Por Maurício Angelo, em Ministério da Verdade

Quando se é criança, não há muitas certezas com as quais se pode contar. A única certeza que eu tinha na minha época de menino no norte do Espírito Santo era de que sempre teria o mar. Ficava ali, por horas e horas, brincando na areia ou dentro da água, desviando das ondas constantes do mar aberto de Guriri, cidade de São Mateus, divisa com Linhares e a praia de Regência, pertinho do sul da Bahia. A única certeza é que aquilo sempre estaria ali. Algo com o que contar. Um refúgio. Um santuário. Um pouco de paz de espírito. (mais…)

Ler Mais

MPF/SC quer que mineradora recupere área degradada em Palhoça

Empresa e fundação ambiental são rés no processo

MPF/SC

O Ministério Público Federal em Santa Catarina (MPF/SC) ajuizou ação civil pública (ACP) para obrigar a empresa Saibrita Mineração e Construção Ltda. a realizar a recuperação ambiental de área degradada pela atividade de mineração. A ação tem como objeto área localizada na região da Guarda do Cubatão, em Palhoça. (mais…)

Ler Mais

Organizações e movimentos sociais: assinem manifesto de apoio às mulheres camponesas acampadas

“A afirmação do jornalista ofende a honra e a dignidade das gestantes, assim com as famílias acampadas de um modo geral, de forma difamatória, injuriosa e completamente descabida”

Da Página do MST 

Em repúdio a um artigo com falsas informações publicado pelo jornal Correio do Povo do Paraná, organizações, movimentos sociais e populares, articulações e coletivos são convidados a assinar a nota de apoio às mulheres camponesas que estão acampadas no centro do estado. (mais…)

Ler Mais

Mariana e a mercantilização do meio ambiente

O Brasil deve recuperar a natureza pública de seus recursos naturais e romper com a lógica mesquinha da mercantilização desse potencial estratégico.

Paulo Kliass*, Carta Maior

A catástrofe de Mariana e a ação criminosa desenvolvida pelas empresas Samarco e Vale trazem ao centro da cena o debate a respeito do processo de mercantilização crescente da ação do ser humano sobre o meio ambiente. O aprofundamento da tendência de acumulação de capital em escala planetária tem transformado, de forma crescente e alarmante, a exploração dos recursos naturais em mais um espaço de multiplicação dos ganhos econômicos e financeiros.  (mais…)

Ler Mais