“O sangue dos atingidos também é sangue Sem Terra!”, disse juventude em solidariedade à Mariana

Jovens do MST realizaram uma intervenção na Câmara dos Deputados, em Brasília, para repudiar a proposta do novo Código de Mineração.

Da Página do MST

Jovens do MST realizaram na tarde desta quarta-feira (25) uma intervenção na Câmara dos Deputados, em Brasília, para repudiar a proposta do novo Código de Mineração.

“A mineração destrói, o Estado faz a guerra; o sangue dos atingidos também é sangue Sem Terra!”, gritavam os manifestantes durante a intervenção, ao pintarem o corpo e jogarem lama no chão, em referência à tragédia que ocorreu na cidade de Mariana (MG).

Eles também denunciaram que quem comete terrorismo contra o povo são as grandes empresas, como a Vale e a Samarco, em referência ao Projeto de Lei Antiterror.

Para Jarbas Vieira, do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM), “o Código de Mineração flexibiliza ainda mais a exploração mineral no Brasil. Só o relator da Comissão Especial do Código recebeu mais de R$ 2 milhões de reais no seu financiamento de campanha de 2014. Só a Vale investiu mais de R$ 22 milhões nas campanhas eleitorais e a comissão especial, que possui 27 deputados titulares, somente quatro não foram financiados pela mineração. A Vale não vale nada”.

Ao menos cinco pessoas foram detidas de forma violenta pela Polícia Legislativa. No momento da detenção, os manifestantes gritavam: “Viva Mariana!”.

solidariedade mariana protesto camara3

solidariedade mariana protesto camara2

solidariedade mariana protesto camara4

Imagens: Reprodução da Página do MST.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.