A criança cujo nascimento dividiu uma nação

Quando 2015 começou na Hungria, o país celebrou a chegada do primeiro bebê do ano. Mas a família da criança, de origem roma (cigana), acabou no meio de um debate nacional sobre o racismo.

Por 

Nos arredores do Hotel Korona, em Mako, cidade do sul húngaro famosa por seu clima ameno e suas excelentes cebolas, há uma estátua de bronze de Mihaly Fatyol, um talentoso violinista roma, que tocou em importantes salões húngaros e europeus dos anos 1920 aos 1970, em uma época em que orquestras ciganas se destacavam em festas, restaurantes e casamentos. (mais…)

Ler Mais

Governo desiste de hidrelétricas na Amazônia [falta cair São Luiz do Tapajós!]

Estadão/R7

O perfil das usinas cadastradas para o próximo leilão de energia, marcado para 30 de abril, reflete a crescente dependência da geração térmica para suprir a demanda nacional. E também escancara uma realidade que atormenta o governo e o planejamento do setor elétrico: a incapacidade de licitar grandes projetos hidrelétricos na Amazônia.

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) recebeu inscrições de 91 projetos de novas usinas para o leilão conhecido como “A-5”, modalidade usada para contratar empreendimentos que entrarão em operação daqui a cinco anos. Desse total, apenas sete são hidrelétricas – nenhuma delas na Amazônia. (mais…)

Ler Mais

Por que 8 mil contas de brasileiros em paraíso fiscal não são notícia no ‘JN’?

Não se pode dizer que a notícia é apenas de interesse estrangeiro, pois o volume de contas associadas ao Brasil configura a quarta maior clientela da lista do HSBC na Suíça

Por Helena Sthephanowit, em Rede Brasil Atual

Desde segunda-feira, os telejornais do mundo inteiro noticiaram o escândalo mundial do banco HSBC ter ajudado milionários e criminosos a sonegar impostos em seus países, usando sua filial na Suíça. Mas no Jornal Nacional da TV Globo, nenhuma palavra sobre o assunto. (mais…)

Ler Mais

Lava Jato vai se estender para além da Petrobras

“Esse esquema [de misturar público com privado] começou em 1808, quando a família real [portuguesa] veio ao Brasil e ficou hospedada na casa de um grande traficante de escravos”

Por Amanda Audi, na Gazeta do Povo

A Gazeta do Povo conversou com dois procuradores que compõem a força-tarefa do Ministério Público Federal (MPF) que investiga os casos desvendados pela Operação Lava Jato, Carlos Fernando dos Santos Lima e Deltan Dallagnol. Na conversa, eles dizem que a expectativa é que, assim que a apuração da Petrobras acabar, comece a de “outro órgão”. O esquema de corrupção que intercala público e privado, segundo eles, acontece “desde sempre” no Brasil e não está ligado a partidos, mas sim a uma “forma de governar”. (mais…)

Ler Mais

Youssef sem fantasia, por Janio de Freitas

É no mínimo discutível a competência de procuradores da República para pedir a redução de sentença por motivos ligados a processo alheio à ação em julgamento

Por Janio de Freitas, na Folha

Alberto Youssef, o doleiro, não poderá sair em um bloco deste Carnaval. Nem mesmo no Bloco da PF, que já saiu em outros tempos e não sei se sairá neste ano. Pena a ausência de Youssef, porque ninguém mais adequado para trazer de volta, como tantos foliões têm feito na reanimação do Carnaval, uma das fantasias divertidas e esquecidas no passado das ruas. Youssef de anjinho endolarado poderia ter sua graça. (mais…)

Ler Mais

Hugo Blanco: “Pluspetrol atenta contra las poblaciones amazónicas de Perú”

El histórico líder campesino peruano Hugo Blanco charla con ‘Público’ sobre los últimos conflictos ocurridos en el país latinoamericano a consecuencia de los enfrentamientos de las comunidades indígenas contra la petrolera argentina.

Por Lucia Villa, en Público

A finales de enero, cientos de indígenas peruanos se plantaron ante la mayor explotación petrolera del país. Hombres, mujeres y niños entraron en las instalaciones de la compañía argentina Pluspetrol en la región de Loreto, al norte de Perú, y paralizaron la actividad de 14 pozos, bloquearon una carretera cercana y el paso por el río, para exigir el fin de la contaminación y una compensación por los daños causados desde que comenzaron las extracciones en 2001. (mais…)

Ler Mais

Julgamento dos repressores da ditadura consolida democracia argentina

Dezenas de novos julgamentos se abrem a cada ano, chegando inclusive agora a médicos, parteiras e capelães comprometidos com a repressão

Por Sérgio Ferrari, da Adital/Brasil de Fato

Há uma década, a Argentina vive um verdadeiro tsunami em nível de julgamentos de repressores dos anos setenta e oitenta. Mais de 1.600 militares de alta graduação já foram processados por crimes de lesa humanidade cometidos durante a última ditadura — 1976 a 1983. Mais de 500 entre eles foram condenados, muitos dos quais a prisão perpétua. (mais…)

Ler Mais

Desde el 2002, Argentina “exporta” la energía de Yacyretá al Brasil

En nota remitida este año a la EBY por la Compañía Administradora del Mercado Mayorista Eléctrico de Argentina (Cammesa) se informa a la entidad binacional sobre la exportación de energía al Brasil a través de Garabí. Técnicos del sector afirman que con esto se confirma la violación del Artículo XIII del Tratado de Yacyretá.

ABC

Uno de los argumentos esgrimidos por las autoridades paraguayas en la Entidad Binacional Yacyretá (EBY) era que el intercambio de energía entre Brasil y Argentina solo se daba en situaciones de emergencia. Sin embargo, documentos y notas dirigidas por Cammesa demuestran que la operación es rutinaria desde hace más de diez años. (mais…)

Ler Mais