Exposição sobre refugiados da Palestina, organizada pela ONU, abre em São Paulo no dia 24 de janeiro

Após a abertura da exposição, que será realizada na Praça da Biblioteca do Centro Cultural São Paulo, na capital paulista, a ONU promove, às 16 horas, o debate “Refugiados da Palestina: ajuda humanitária e o papel do Brasil”.

A Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) e o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), com o apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), do Centro Cultural São Paulo (CCSP), do Atelier Marko Brajovic e do Centro de Cultura Árabe (ICarabe), inauguram, no sábado, dia 24 de janeiro, às 15 horas, a exposição fotográfica, inédita no Brasil, Uma Longa Jornada. Após a inauguração, que será realizada na Praça da Biblioteca do Centro Cultural São Paulo, na capital paulista, a ONU promove, às 16 horas, o debate “Refugiados da Palestina: ajuda humanitária e o papel do Brasil”.

“Uma Longa Jornada’’ – composta por 40 fotos e cinco curtas-metragens – conta a história da prolongada crise de refugiados. Por meio de fotografias históricas e filmagens do arquivo da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA), o espectador pode testemunhar um dos mais longos casos de migração forçada da história moderna, as violações de direitos humanos perpetradas e os desafios enfrentados pelos refugiados da Palestina.

A exposição – que já foi montada em diversas cidades, como Roma, Jerusalém e Nova York, e teve seu projeto no Brasil desenvolvido exclusivamente pelo escritório de arquitetura e design Atelier Marko Brajovic, apoiador do evento – mostra também o trabalho da UNRWA nos cinco locais onde atua (Gaza, Cisjordânia, Jordânia, Líbano e Síria).

O debate “Refugiados da Palestina: ajuda humanitária e o papel do Brasil”, que tem início às 16 horas, contará com a participação do chefe da Coordenação Geral de Ações internacionais de Combate à fome (CGFOME) do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, ministro Milton Rondó e do secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo (SMDHC), Rogério Sottili. Também participam da conversa, o presidente do Instituto de Cultura Árabe (ICarabe), Salem Nasser; a assessora de Relações Exteriores da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA), Paz Fernandez; e o diretor do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), Giancarlo Summa.

Na ocasião, também será formalizada uma parceria entre a Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SMDHC) e a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA).

Para a cobertura do evento, não é necessário o credenciamento da imprensa.

Serviço
Exposição “Uma Longa Jornada”
Abertura: 24 de janeiro de 2015 às 15h
Praça da Biblioteca do Centro Cultural São Paulo
Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro 1000, Paraíso, São Paulo, SP
Nota: A exposição ficará aberta ao público, com entrada franca, do dia 24 de janeiro ao dia 15 de março de 2015, de terça a sexta-feira, das 10h às 20h (entrada permitida até 19h30) e sábado, domingos e feriados das 10h às 18h (entrada permitida até 17h30).

Confirme presença na página do evento no Facebook.

Informações para a imprensa
Valéria Schilling – UNIC Rio de Janeiro
[email protected]
21-22532211/21-982020171

Foto: Uma escola para meninas estabelecida pela UNRWA no campo de Qabr Essit, em Damasco, Síria. 1983. © Munir Nasr / Arquivo UNRWA.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.