Fazendeiro do Sul de Minas é denunciado pelo MPF por trabalho escravo

O acusado mantinha trabalhadores, em sua propriedade, em situações degradantes. O funcionário dele também vai responder pelo mesmo crime

João Henrique do Vale

O dono de uma fazenda em Alpinópolis, na Região Sul de Minas, e o empregado dele, foram denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) pelos crimes de trabalho escravo e aliciamento de trabalhadores. O fazendeiro já estava incluído na lista suja de trabalho escravo do Ministério do Trabalho e Emprego.

Durante uma vistoria do Ministério do Trabalho e da Polícia Federal, 39 trabalhadores foram encontrados em condições degradantes de trabalho e cerceamento da liberdade. Eles haviam sido recrutadas pelo empregado do fazendeiro, J.D.L.S, em Barreiras, no interior da Bahia, com a promessa de boas condições de trabalho e remuneração.

Quando chegaram na fazenda, os trabalhadores foram surpreendidos pelas péssimas condições oferecidas. O local usado como alojamento coletivo antes servia de chiqueiro. A edificação estava em péssimo estado de higiene e conservação, além sem ventilação e com instalações sanitárias insalubres.

De acordo com a denúncia, os trabalhadores não podiam circular livremente fora da fazenda, o que impossibilitava o retorno as cidades de origem deles. Segundo o MPF, o forneceu apenas o transporte de ida para a fazenda e realizava o pagamento por produção. Como havia poucos grãos a serem colhidos, a remuneração ficava abaixo da prometida, o que inviabilizava a compra de passagens.

Lista suja

Durante as investigações, descobriu-se que o fazendeiro é reincidente. Ele já havia sido flagrado em outra fazenda de sua propriedade, localizada no Município de São Desidério/BA, pelos mesmos crimes. O próprio, segundo o MPF, confirmou já ter respondido a diversas ações civis públicas devido às autuações realizadas na Bahia.

A pena para o crime de redução à condição análoga à de escravo varia de dois a oito anos de prisão. Já o crime de aliciamento prevê pena de um a três anos.

Os nomes do fazendeiro e do funcionário dele, não foram divulgados.

http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2012/01/27/interna_gerais,274767/fazendeiro-do-sul-de-minas-e-denunciado-pelo-mpf-por-trabalho-escravo.shtml

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.