Sobre barragens que vem e que vão (as destruídas e as em construção)

Por ARCA

Segue abaixo uma serie de informações sobre barragem em Mariana e arredores com algumas linhas destacadas para reflexão:

Samarco/Vale consegue licença em 2015 para altear barragens

A Samarco aprovou em 2015 no COPAM  o pedido de LP+LI para alteamento e unificação de duas barragens de disposição de rejeitos nomeadas Germano e Fundão, no município de Mariana/MG.

Detalhes no link http://migre.me/s2A7x, da Secretaria do Meio Ambiente.

*

Samarco apresenta aos vereadores o projeto de alteamento das Barragens Germano e Fundão

O presidente da Câmara de Mariana, Tenente Freitas (PHS), e o vereador Juliano Duarte (PPS) receberam representantes da empresa Samarco Mineração no dia 23 de julho. Eles conheceram o Projeto de Alteamento das Barragens Germano e Fundão apresentado pela empresa.

De acordo com o coordenador de construção do projeto, Eduardo Moreira, trata-se de uma continuidade operacional. Moreira afirma que estão previstas 550 contratações ao longo da execução das obras. As atividades já foram iniciadas e têm duração prevista de 24 meses. O projeto contempla a construção de um novo sistema extravasor no sistema de adução de rejeitos arenosos e lama para atender as barragens de Fundão e Germano, além de construção de drenos internos.

Tenente Freitas destaca a transparência da empresa. “Demonstra que a Samarco tem a preocupação em mostrar o que tem feito em cada ação que vai executar”, parabeniza ele. “Tendo em vista a crise que nós estamos passando, o projeto pode ajudar nossa comunidade com a geração de alguns empregos”, destaca o presidente da Câmara.

“Estamos cobrando que os empregos sejam realmente para os marianenses”, aponta o vereador Juliano ao ressaltar que o projeto promoverá um aumento na arrecadação municipal.

A área envolvida terá uma abrangência de 204,65 hectares e o investimento do projeto é de R$ 291,6 milhões. A arrecadação de impostos municipais será em torno de R$ 5,7 milhões.

Também participaram da reunião os analistas de Desenvolvimento Sócio Institucional da Samarco, Vinícius Ventura e Rafael Leal Vale.

Fonte: Territorio Press, dia 06 Nov 2015 às 09:17.

*

NOVA gigantesca barragem de rejeito acima  da  captação da Copasa, ISTO PODE?

Vendo tanta destruição em nossas nascentes, em nossos ricos campos rupestres, que estão sobre a “lama” derramada em todo este estado e não apenas em Mariana.

Informo com pesar e MUITA preocupação que mais uma barragem pleiteia ser construída, desta vez é em Itabirito, município que já sofreu com o rompimento da barragem Herculano.

A barragem ficaria a montante da captação de Bela Fama (copasa), que abastece cerca de 60% da RMBH.

O pesar se justifica, pois não há até o momento como barrar esta barragem, tendo em vista que não há paridade real de representação no Conselho da Unidade Regional Colegiada do Rio das Velhas.

Uma mudança na lei se faz necessária, e para isto estamos trabalhando,  no sentido de permitir que a sociedade civil seja ouvida, não apenas em audiências publicas, quando da construção destas obras, que podem soterrar muitos.

Vejam abaixo o parecer da nova e gigantesca  barragem de rejeito que está em pauta no COPAM nomeada de Maravilhas III, da VALE.

Fonte: link na Secretaria do Meio Ambiente.

Destaque: Vereadores de Mariana comemoram projeto da Samarco/Vale de alteamento das barragens de rejeitos.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Simone Bottrel.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.