Documentário realizado pelo Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP), “Vento Forte” será lançado no Recife no próximo dia 23, no cinema da Fundação Joaquim Nabuco
Conselho Pastoral dos Pescadores
A produção surge na necessidade em denunciar de forma mais ampla como o avanço da aquicultura empresarial, do turismo predatório e dos grandes projetos impacta comunidades pesqueiras de todo país, negando seus direitos e criando conflitos em seus territórios.
Para a secretária executiva do CPP, Maria José Pacheco, esse será um importante instrumento de luta política. Ela alerta para os riscos que o modelo neodesenvolvimentista traz para os pescadores e as pescadoras artesanais.
“Esse modelo passa por cima das comunidades só visando o lucro. As empresas chegam e levantam resorts e portos ameaçando o sustento de milhares de pessoas. Inclusive, já existem movimentos para privatizar águas públicas em diversas regiões. Esse momento é de luta para os pescadores e as pescadoras e o vídeo contribui muito para o processo”, explicou.
Para Severino dos Santos, que atua no CPP Nordeste, esses impactos podem ser visto com a ampliação do Porto de Suape em Pernambuco. “A produção pesqueira nos arredores do Porto está bastante prejudicada, o modo de vida das comunidades vem sendo ameaçado, e o documentário denuncia isso”, pontua.
O lançamento contará com a presença do Movimento de Pescadores e Pescadoras Antenais (MPP), que animará um debate após a exibição do filme. Na ocasião também serão coletadas assinaturas de adesão à Campanha Nacional pela Regularização do Território das Comunidades Tradicionais Pesqueiras.
Serviço:
Lançamento do documentário Vento Forte
Dia 23 de fevereiro, às 19h.
Cinema da Fundação Joaquim Nabuco – Rua Henrique Dias, 609.
Entrada gratuita.