Mapa da Violência sobre Homicídios de Mulheres será lançado em Brasília nesta segunda (9) às 10h

O Mapa da Violência 2015, elaborado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), será lançado nesta segunda-feira (9) com o apoio do escritório no Brasil da ONU Mulheres, da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos.

A divulgação da pesquisa em novembro tem especial significação: coincide com o início dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, ações da campanha do secretário-geral da ONU “UNA-SE Pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, o Dia Internacional de Eliminação da Violência contra as Mulheres e também o Dia Nacional da Consciência Negra.

(mais…)

Ler Mais

Con(S)erto das Águas reúne artistas e ambientalistas em defesa dos mananciais mineiros e em solidariedade aos atingidos pela tragédia em Mariana

É inegável que vivemos um momento crítico devido às mudanças climáticas, ao desmatamento crescente e à crise de água. O Con(S)erto das Águas  tem o propósito de chamar a atenção do público e das autoridades sobre a importância da proteção integral de nossos rios e nascentes e para a urgente necessidade de uma gestão inteligente e participativa, bem como do uso consciente das águas. O show coletivo será no Teatro Bradesco, dia 19 de novembro, quinta-feira, às 20h30.

Artistas e ambientalistas de expressão no cenário de Minas buscam difundir valores baseados no respeito pela Natureza, visando à sensibilização e à tomada de consciência de todos os setores da sociedade. (mais…)

Ler Mais

Tribunal Internacional avalia genocídio Guarani-Kaiowá, por José Ribamar Bessa Freire

Em Taqui Pra Ti

O procurador da Corte Penal Internacional (CPI) já está examinando denúncia feita pela advogada Karine Doucerain sobre os assassinatos em Mato Grosso do Sul dos guarani-kaiowá que eles próprios estão denominando de genocídio. A informação foi dada por ela e por sua colega Roselyne Scholtes após a Conferência realizada nesta segunda-feira (2/11) no Instituto de Altos Estudos da América Latina da Universidade Sorbonne Nouvelle, em Paris, quando foram exibidos vídeos enviados pelo doutor Tonico Benites, antropólogo guarani, que serão anexados ao processo.

Numa sala lotada onde havia gente em pé, a Conferência foi aberta por Capucine Boidin, pesquisadora em antropologia histórica que trabalha com arquivos em guarani, no projeto LANGAS – Línguas Gerais da América do Sul XVII-XIX. Ela apresentou os dois conferencistas: sua orientanda na pós-graduação, Pascaline Fichet, que entrevistou líderes e professores indígenas no trabalho de campo realizado recentemente em Dourados (MS), e o autor destas linhas, coordenador do Programa de Estudos dos Povos Indígenas da UERJ e professor no Curso de Pós-Graduação em Memória Social da UNIRIO. (mais…)

Ler Mais

O ressentimento de estudar na mesma sala que a filha da doméstica, por Tamires Gomes Sampaio

No Blog do Sakamoto

Homens que possuem espaço na mídia foram instigados a ficarem como espectadores nesta semana, ao invés de escreverem e publicarem textos sobre os direitos das mulheres e questões de gênero. Ou seja, promoverem uma ocupação de seu espaço para que elas falassem por si. Portanto, de segunda a domingo (8), mulheres de diferentes origens, histórias e regiões estão publicando, neste blog, sobre o tema dentro da iniciativa #AgoraÉQueSãoElas.

Este texto é de Tamires Gomes Sampaio, vice-presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE) e primeira negra a dirigir o Centro Acadêmico do curso de Direito da Universidade Mackenzie. (mais…)

Ler Mais

Várias ações visam a valorização da negritude e o combate ao racismo

Por Cinthya Oliveira, em Hoje em Dia

Quando Taís Araújo sofreu ataques racistas em sua página do Facebook, o Brasil inteiro ficou impressionado com a barbárie de quem se aproveita do anonimato virtual para escrever o impronunciável. Mas o episódio envolvendo a atriz está longe de ser caso isolado. Há milhões de negros e pardos brasileiros que sofrem com o racismo nos mais diferentes níveis, na internet e na vida real, de forma velada ou escancarada.

Por isso, não são poucos os que se envolvem em projetos e ações que visam o combate ao preconceito e à discriminação. Boa parte desses trabalha o empoderamento por meio da valorização da beleza negra. Caso do projeto “Nós”, desenvolvido por Jéssica Pinheiro e Stephaniny Ratto. Resultado de um trabalho de conclusão de curso de Publicidade da UNA, consiste em incentivar as donas de cabelos cacheados e crespos a curtir sua genética. (mais…)

Ler Mais

Famatina: la historia de un pueblo que en nueve años expulsó a cuatro mineras

Desde 2005 hasta hoy, distintas compañías en busca de oro intentaron afincarse en este lugar de 3500 habitantes, perola acción de los vecinos por cuidar el agua es intensa; días atrás, lograron que la firma Midais levante su campamento

Por Gabriela Origlia, em La Nación

LA RIOJA.- Al principio fue el agua. Hace nueve años, los vecinos del departamento riojano de Famatina escucharon que la compañía Barrick Gold necesitaba unos 1000 metros cúbicos de agua por día para explotar oro en la mina La Mejicana. El caudal diario para la zona era de 750 metros cúbicos. “¿Qué vamos a hacer nosotros, entonces?”, fue la duda que atrapó a los pobladores. (mais…)

Ler Mais

Cheiro podre e visão fantasmagórica tomam conta de Bento Rodrigues

Comunidade devastada pelos dejetos vazados das barragens não espelham mais a alegria de desvendar a história de Minas e a emoção de visitar monumentos dos tempos coloniais

Por  Gustavo Werneck, no EM

Os caminhos que levam a Bento Rodrigues não espelham mais a alegria de desvendar a história de Minas, a emoção de visitar monumentos dos tempos coloniais e o prazer de saborear iguarias com os sabores da terra.

Tudo agora é passado – com o cheiro podre da lama, a visão fantasmagórica dos prédios destruídos e o lamento de quem conheceu a comunidade devastada pelos dejetos vazados das barragens do Fundão e Santarém, da Samarco. (mais…)

Ler Mais

Há espaço para pingue-pongue e os Jogos Olímpicos? SOS Vila Autódromo: espaços públicos sob ataque

Pressões psicológicas intensificam na Vila Autódromo após demolição da mesa de pingue-pongue da comunidade, e com o parque infantil sob ameaça.

RioOnWatch

O estresse psicológico sobre os moradores da Vila Autódromo, ao lado do Parque Olímpico de 2016, continua a aumentar enquanto as escavadeiras são agora uma presença regular na comunidade. No início da semana, a Vila Autódromo viu sua mesa de pingue-pongue, amplamente utilizada e feita a mão pelos moradores, esmagada em segundos. O evento é visto como um ato simbólico de pressão e intimidação para com os moradores remanescentes que resistem à remoção, apenas uma semana depois de cinco casas terem sido demolidas, sem aviso prévio, em 23 de outubro. (mais…)

Ler Mais

Estreia documentário sobre Carlos Drummond de Andrade: “O último poema”

Portal Raízes

Estreou nesta quinta-feira (5), em Belo Horizonte, o documentário “O Ultimo Poema”. O filme conta a historia de Helena Maria Balbinot, professora do interior, que se correspondeu, durante 24 anos, com o poeta Carlos Drummond de Andrade. O domcumentário da diretora Mirela Kruel, revela parte de um acervo de cartas inéditas, mas traz também cenas poéticas de uma amizade reinventada, ressignificada, que tece no imaginário do espectador o encontro entre o universo particular de Helena Maria e a poesia de Carlos Drummond de Andrade

Confira a entrevista que a diretora Mirela Kruel concedeu para a assessoria do documentário: (mais…)

Ler Mais

Cresce o cerco ao “Papa herege”

Duas forças boicotam Francisco: conservadores do clero, que rejeitam abertura antidogmática; e poder econômico, insatisfeito com pregação social. A seu favor, pontífice tem força da palavra

Por Francesco Peloso, no Domtotal/Outras Palavras

As tropas ultratradicionalistas não aguentam: o papa que veio do fim do mundo não as agrada, nunca lhes agradou, para dizer a verdade, só que agora o ruído de fundo, o descontentamento que se sentia como um rumor à distância, explodiu.

O papa não é católico, acusam elas, é quase um herege, melhor; elas se aproximam, assim, das clássicas posições sedevacantistas dos lefebrvianos, a Fraternidade São Pio X, que continua sendo, para muitos deles, um ponto de referência. (mais…)

Ler Mais