Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas
Nos dias 17 a 19 de abril, o Mutirão de Mobilização dos Povos e Comunidades Tradicionais reuniu cerca de 2 mil pessoas no território Xakriabá, em São João das Missões-MG.
Estiveram presentes Indígenas, Vazanteiros, Geraizeiros, Apanhadores de Sempre Viva, Quilombolas, Cantigueiros, Veredeiros, assim como representantes dos poderes públicos e entidades institucionais.
Ao final do Mutirão, foi elaborada em conjunto uma Carta Política com reivindicações dos povos, a ser encaminhada a instituições competentes e Governos Federal e Estadual.
Os povos exigiram maior competência e agilidade na demarcação de suas terras, além de maior atenção a questões relacionadas á territorialidade, direito fundamental. Também foi lembrada a necessidade de maior julgamento e punição aos agressores dos Povos e Comunidades Tradicionais.
Foram dias de vivificar a luta pelos direitos das comunidades tradicionais, comemorando a aliança entre os povos como estratégia política. Dias de danças, cantos, gritos, lágrimas e abraços.
–
Enviada para Combate Racismo Ambiental por Helen Santa Rosa Xakriabá.