O evento denominado como “Feira Indígena Apocalipse Não!”, idealizado pelo Grupo Pau-a-Pique e que está sendo organizado por diversos movimentos e apoiadores, consiste em uma atividade ampla; com debates, artesanatos e reciclados, apresentações musicais, e exposição de fotos, em alusão às comemorações relacionadas à data referenciada como o “Dia do Índio”; buscando dar visibilidade tanto para o aspecto cultural quanto para tópicos como: o impacto da barragem mambu/branco na aldeia Rio Branco, a preservação dos direitos dos povos tradicionais, a necessidade da demarcação de terras indígenas, bem como a preservação da cultura, a garantia de direitos básicos como saúde e educação, dentre outros.
É um evento com a propositura da construção de um espaço de debate e reflexão sobre problemas e desafios vivenciados pelas populações indígenas na Região Metropolitana da Baixada Santista.
No sábado e no domingo, no horário em que o evento estará ocorrendo, também teremos uma exposição em formato de varal com fotografias de algumas aldeias da Região Metropolitana da Baixada Santista. Esse formato permite ao visitante vislumbrar que apesar da relativa proximidade das aldeias e de sua inserção em áreas urbanas, existem muitos aspectos que desconhecemos. A fotografia, assim, possibilita um novo re-olhar.
Diante do desconhecimento de imensa parte da população em relação à cultura indígena, bem como da atual situação vivenciada nas aldeias que estão situadas na região metropolitana da Baixada Santista, o evento propõe trazer ao cenário urbano elementos que possibilitem aos munícipes o contato direto com a cultura e a reflexão sobre a diversidade e a multiplicidade indígenas, através da apresentação de coral de canto indígena, a exposição de artesanatos tradicionais das aldeias e a realização de “rodas de conversa” e “microfone aberto” para lideranças e apoiadores dos movimentos sociais. No dia 19/04, às 16horas, será realizada uma passeata em caráter de denúncia do impacto ocasionado pela barragem Mambu/Branco tanto na Terra Indígena Rio Branco quanto na área ambiental onde a mesma se encontra.
A “Feira Indígena Apocalipse Não!” reunirá lideranças de aldeias de Itanhaém, São Vicente, Bertioga e Praia Grande. Também contaremos com a presença de membros do Tribunal Popular da Terra e movimentos sociais da região.
Convidamos a todos para que se juntem a esse movimento de preservação dos séculos, fazendo-se presente e dando oportunidades para encontros e soluções.
SERVIÇO:
Evento: “Feira Indígena Apocalipse Não!”
Data: de 17 a 19 de abril
Local: Estação da Cidadania – Av. Ana Costa, 340 – Santos
CRONOGRAMA
17/04 (SEXTA-FEIRA)
10HS – FEIRA DE ARTESANATO INDÍGENA E RECICLÁVEIS
14HS – OFICINA DE BRINQUEDO RECICLÁVEIS ( Lixo’s Brinquedos )
16HS – MICROFONE ABERTO (Relatos e depoimentos das dificuldades vivida pelos povos da terra.)
19:00 – CORAL – AMBA-MIRIM-PORÃ (CORAL INFANTIL DA ALDEIA)
19:30 – MOAI (Chile)
20:00 – PAU-A-PIQUE
Dj MARGUL COMANDA O SOM.
______
18/04 (SÁBADO)
10:00 – FEIRA DE ARTESANATO INDÍGENA E RECICLÁVEIS
– VARAL DE FOTOGRAFIAS DE ALDEIAS DA REGIÃO METROPOLITANA DA BAIXADA SANTISTA
14:00 – OFICINA DE INSTRUMENTOS MUSICAIS RECICLÁVEIS (Projeto Eco-Sopro)
16:00 – MICROFONE ABERTO (Relatos e depoimentos das dificuldades vivida pelos povos da terra.)
19:00 – CORAL – ALDEIA RIO SILVEIRA – Bertioga
19:30 – CORAL – AMBA-MIRIM-PORÃ (CORAL INFANTIL DA ALDEIA)
20:00 – PAU-A-PIQUE
Dj MARGUL COMANDA O SOM.
______
19/04 (DOMINGO)
10:00 – FEIRA DE ARTESANATO INDÍGENA E RECICLÁVEIS
– VARAL DE FOTOGRAFIAS DE ALDEIAS DA REGIÃO METROPOLITANA DA BAIXADA SANTISTA
14:00 – MICROFONE ABERTO
16:00 – PASSEATA EM PROL DAS LUTAS INDÍGENAS
Organização:
Grupo Pau-a-Pique
Coletivo Verde América
Lixo´s Brinquedos
EmbalaEu, EcoSopro
Sintrajud Santos
CONTATOS
Adilson (11) 99489-7594, [email protected]
Ricardo Grilo (13) 9888 22 426, [email protected]
Lara (13) 98153 2436/3357 0932, [email protected]
APOIO: Sintrajud Santos – Sindicato dos Bancários de Santos – Assojubs – Sindserv – Secult Santos – C.E.S.( Centro dos Estudantes de Santos) – Associação Cultural José Martí de Santos – Fenajufe
—
Enviada para Combate Racismo Ambiental por Lara Schneider.