Mro’ô, um grande chefe kayapó que nos deixou

Abril será marcado por intensas mobilizações, como o Acampamento Terra Livre, em Brasília. Mas a morte de lideranças indígenas, nos últimos meses, deixa um vazio para a luta

por Felipe Milanez, Carta Capital

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) convocou as lideranças indígenas e seus aliados e parceiros para participarem do Acampamento Terra Livre (ATL), “Em defesa das terras e territórios indígenas”, em Brasília, entre os dias 13 e 16 de abril. A mobilização na capital ocorre simultaneamente a atos em diversas regiões do Brasil. Essa movimentação política dos povos indígenas emerge num momento crucial: o Congresso mais conservador desde o golpe de 1964 mira fulminar os direitos sociais da Constituição Federal, incluindo os direitos fundamentais dos povos indígenas, quilombolas e populações tradicionais. (mais…)

Ler Mais

Tradição mostra resistência das mulheres quilombolas na preservação da Caatinga

Núcleo de Comunicação da Casa da Mulher do Nordeste, na ASA Brasil

A ancestralidade está mais viva do que se pensa no Sertão do Pajeú. As agricultoras Gilvaneide Gomes, 49 anos, e Maria Aparecida Gomes, de 46 anos, reproduzem há anos uma prática de armazenamento de sementes que aprenderam com seus pais e herdaram de seus avós. A tradição e adoção de velhas práticas de convivência no semiárido mantém a riqueza de conhecimentos e a conservação de espécies nativas do bioma da caatinga. Essa experiência é contada e vivida no Quilombo Feijão, no município de Mirandiba, em Pernambuco. (mais…)

Ler Mais

CPT lançará o relatório Conflitos no Campo Brasil 2014

CPT

No dia 13 de abril, próxima segunda-feira, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) lançará sua publicação anual, Conflitos no Campo Brasil 2014. É a 30ª edição do relatório que reúne dados sobre os conflitos e violências sofridas pelos trabalhadores e trabalhadoras do campo brasileiro, neles inclusos indígenas, quilombolas e demais povos tradicionais. O lançamento se realizará na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, a partir das 14h00.  (mais…)

Ler Mais

Projeto GATI e ISPN lançam edital de Pequenos Projetos Indígenas (PPP-GATI)

O Projeto Gestão Ambiental e Territorial Indígena (GATI) e o Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) lançaram ontem, 07/04, edital para contratação de pequenos projetos indígenas, no âmbito do Programa de Pequenos Projetos de Gestão Ambiental e Territorial Indígena, o PPP-GATI, com recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente Mundial (GEF). (mais…)

Ler Mais

Cantagalo Comemora ‘Mulheres Guerreiras’ da Comunidade

Ruth Faulkner – Rio On Watch

Há exatamente um mês, moradores do Cantagalo tomaram as ruas com uma procissão celebrando as mulheres da favela na véspera do Dia Internacional da Mulher, no dia 7 de março.

O evento começou no Museu de Favela (MUF), organização comunitária fundada por mobilizadores das comunidades do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho, que organizaram o evento. A procissão, em seguida, foi até cada casa ou comércio das mulheres celebradas carregando faixas para compartilhar a homenagem. As “Mulheres Guerreiras” homenageadas foram escolhidas com base em seu comprometimento e liderança na comunidade, mesmo tendo que superar dificuldades pessoais, tornando-as fortes modelos de inspiração para os moradores. (mais…)

Ler Mais

Dia Nacional de Lutas mobiliza país contra PL das terceirizações

Em Brasília (DF), por volta das 15 horas, a polícia recebeu com violência milhares de pessoas que participavam da mobilização em frente ao Congresso Nacional

Por José Coutinho Júnior, Vivian Fernandes e Simone Freire
Do Brasil de Fato / MST

A manhã desta terça-feira (7) começou com manifestações por todo o país. Organizado por centrais sindicais e movimentos sociais da cidade e do campo, o Dia Nacional de Luta em Defesa dos Trabalhadores levou centenas de pessoas às ruas em defesa dos direitos trabalhistas e contra a aprovação do Projeto de Lei n° 4330/04, que libera as terceirizações em qualquer atividade de empresas. (mais…)

Ler Mais

La criminalización de las semillas campesinas: resistencias y luchas

La Vía Campesina | GRAIN

Las semillas campesinas – uno de los pilares de la producción de alimentos – están sometidas a un ataque por todas partes. La presión de las corporaciones está impulsando, en muchos países, leyes que limitan crecientemente el rango de lo que los agricultores pueden hacer con sus propias semillas. Guardar semillas, algo que ha sido la base de la agricultura por miles de años, es una actividad que comienza a ser criminalizada rápidamente. (mais…)

Ler Mais