Justiça do Chile condena assassinos de Charles Horman, herói do filme “Missing”

Por Frederico Füllgraf, de Santiago do Chile, especial para Jornal GGN

Nesta semana, após 14 anos de investigações do assassinato ocorrido há 42 anos, dos norte-americanos Charles Edmond Horman Lazar e Frank Randall Teruggi Bombatch – jornalista o primeiro, estudante o segundo – executados no Estádio Nacional de Santiago, entre 18 e 22 de setembro de 1973, o juiz Jorge Zepeda Arancibia, da Corte de Apelações de Santiago, sentenciou a sete e dois anos de reclusão, respectivamente, dois antigos oficiais da inteligência chilena. (mais…)

Ler Mais

Bororo sabe chorar seus mortos

Rituais dessa etnia indígena são essenciais para a reconstrução de uma sociedade desequilibrada pela morte e aniquilada pela ocupação branca

Por Lucíola Zvarick, em RBA

A frase do título é resultado de uma longa amizade entre o marechal Cândido Rondon e o chefe Bororo Oarine Okuneu, o Cadete. Em muitas ocasiões, Cadete aconselhou o antológico indigenista a morrer entre “os seus”. Sim, os Bororo, ou Boe, como se autodenominam, sabem chorar os seus mortos. O sol ardia no cerrado descampado e não tinha vento, apenas um bafo quente, quando o carro da reportagem deixava a rodovia BR-070 e adentrava o território em que ouviria essas e outras histórias da etnia. (mais…)

Ler Mais

Máxima Acuña: “No sabemos qué es lo que nos pueda pasar”

Servindi

Al parecer Máxima Acuña de Chaupe no estará más sola. En adelante, cada paso suyo será literalmente seguido por la empresa minera Yanacocha, que acaba de construir una caseta de vigilancia muy cerca de su predio en Cajamarca. 

La instalación se realizó el jueves 5 de febrero, por la mañana. Según cuenta Máxima, trabajadores al servicio de Yanacocha llegaron hasta el predio rural de Tragadero Grande, en el que habita la familia Acuña-Chaupe, con la finalidad de instalarse dentro de él. (mais…)

Ler Mais

Agressões sexuais envergonham a USP

Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo tenta manter intacta sua imagem enquanto alunos denunciam uma rotina de trotes e estupros

Maria Martín, El País Brasil

Marina Souza Pickman, de 24 anos, hoje aluna do quarto ano, conta que nas suas primeiras semanas na universidade sofreu duas agressões sexuais. Seu caso, junto com o de outras nove mulheres que nos últimos meses decidiram romper anos de silêncio, revelou um submundo de trotes violentos e abusos sexuais que se mantinha oculto atrás dos muros da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), uma das mais prestigiadas e elitistas do país. As violações constituem somente a ponta de um iceberg de uma cultura na qual não só as mulheres são ultrajadas, mas também são reprimidos os alunos homossexuais e negros. (mais…)

Ler Mais

Ar de Manaus é danoso para os moradores da cidade e seu entorno, diz estudo

A conclusão foi feita pelo projeto Go Amazon, cuja pesquisa da região começou em janeiro de 2014 e finalizará em dezembro de 2015

Chintya Blink, A Crítica

O ar de Manaus é danoso para os moradores da cidade e o seu entorno. Foi o que o experimento intitulado Go Amazon observou nas pesquisas que começaram em janeiro de 2014 e finalizam em dezembro de 2015. O Go Amazon é um projeto que busca saber como a área urbana interage com a floresta Amazônica e faz parte do Programa de Larga Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). (mais…)

Ler Mais

Sem-teto promovem ocupações simultâneas no Distrito Federal

Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil

Cerca de 2,5 mil integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) ocupam, desde a madrugada de hoje (7), seis terrenos no Distrito Federal. As ações ocorrem nas cidades de Brazlândia, Ceilândia, Planaltina, Recanto das Emas, Samambaia e Taguatinga. As cidades ficam a cerca de 30 quilômetros de Brasília, exceto Brazlândia, 50 quilômetos distante da capital federal. (mais…)

Ler Mais

O passado investigado pela CNV pode ajudar o futuro

O relatório da Comissão Nacional da Verdade causou reações extremadas. Mas suas recomendações apontam para consolidação da democracia e de novas informações sobre a história do país

Por Vitor Nuzzi, RBA

Longe de propor uma volta ao passado, o relatório final da Comissão Nacional da Verdade (CNV), apresentado em dezembro, pode ser visto como uma tentativa de aumentar a compreensão da sociedade para um período histórico e, quem sabe, mudar comportamentos, já que o cotidiano, embora sob um ambiente democrático, ainda produz discriminação, desaparecidos e torturados. “Quase tudo já era conhecido. O importante é ser uma comissão oficial do Estado, uma coisa sem precedentes na nossa história. A verdade e a memória viraram um direito”, diz o deputado Nilmário Miranda, ex-secretário de Direitos Humanos. (mais…)

Ler Mais

Especialistas denunciam grave contaminação ambiental na maior mina de ouro do país

Exploração do ouro leva cidade a um índice de câncer acima da média

Maíra Gomes, no Brasil de Fato

A maior mina de ouro do Brasil está situada em Paracatu, na região noroeste de Minas Gerais, onde vivem 80 mil pessoas. Desde 1987, a transnacional canadense Kinross Gold Corporation retira cerca de 17 toneladas de ouro por ano de uma mina a céu aberto nos limites do município. Cientistas, biólogos e ambientalistas denunciam um grave problema de contaminação ambiental e a intoxicação lenta da população. “A mineradora está acabando com Paracatu. Está contaminando o ar, as águas e a população. O índice de câncer na cidade está acima da média”, denuncia João Paulo da Silva Couto, da Cáritas Regional Paracatu. (mais…)

Ler Mais

Mulheres do Polo da Borborema se preparam para VI Marcha pela Vida das Mulheres e pela Agroecologia

AS-PTA, na ASA

Desde o mês de janeiro de 2015 estão acontecendo, nos 14 municípios que compõem o Polo da Borborema, encontros preparatórios para a sexta edição da Marcha pela Vida das Mulheres e pela Agroecologia, que neste ano acontecerá em Lagoa Seca-PB, no dia 12 de março. As reuniões já aconteceram nos municípios de Casserengue, Arara, Areial, Massaranduba, Remígio e Lagoa de Roça. Em Lagoa Seca, por ser o município que recebe a marcha, acontecerão cerca de 30 encontros de preparação. Só da cidade, virão mais de duas mil mulheres, dos demais municípios estão sendo mobilizadas outras três mil, totalizando mais de cinco mil mulheres. (mais…)

Ler Mais

Justiça do Rio determina pagamento de dívida trabalhista a empregados do Comperj

Cristina Indio do Brasil – Repórter da Agência Brasil

A Alumini Engenharia, responsável pela contratação de operários do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), localizado em Itaboraí, leste fluminense, terá que pagar R$ 14 milhões em dívidas trabalhistas para cerca de 3 mil empregados da ativa e os dispensados. A decisão do juiz André Correa Figueira foi anunciada ontem (5), em audiência no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT), e atende a ação civil pública do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) contra a Comperj e a Petrobras, que contratou a obra. (mais…)

Ler Mais