Um desafio para especialistas em criminologia, psiquiatras forenses, estudiosos de segurança e militantes de Direitos Humanos: qual o limiar entre um interrogatório sério e a tortura psicológica? Qual o limite entre a busca da verdade e o sadismo puro e simples? Qual a real eficiência de interrogatórios, onde o depoente é submetido a uma pressão extrema, para o desvendamento de crimes complexos? Qual o peso de “confissões” arrancadas a fórceps frente às chamadas provas materiais? (mais…)
Day: 1 de fevereiro de 2015
Como um encontro entre desconhecidos arrecadou um milhão de dólares para uma escola
A imagem de um menino de 13 anos do bairro mais pobre de Nova York se torna um fenômeno viral no Facebook. O fotógrafo do blog ‘Humans of New York’ investigou sua história e começou ma campanha de micromecenato para que pudesse viajar à Universidade de Harvard
Por Ana Marco, em El País
Há quatro anos Brandon Stanton fotografa as pessoas que encontra pelas ruas de Nova York. Publica as imagens no blog Humans of New York e em seus perfis nas redes sociais. Cada uma é acompanhada por um pequeno texto com os dados do personagem, seus objetivos na vida, seus medos, quem admira… Quase 12 milhões de pessoas consultam diariamente essa particular cartografia da cidade apenas no Facebook. No dia 20, mais de um milhão de pessoas repararam no sorriso zombeteiro de um menino de 13 anos, chamado Vidal Chastanet. O que tinha de diferente este humano de Nova York? (mais…)
Criadora de “Neguinha do Espanador” se desculpa: “quero homenagear às mulheres negras”
Rita Caruzzo afirma que está vivendo um “pesadelo” e que tudo não passa de um mal entendido
Por Caroline Apple, no R7
Em entrevista ao R7, a artista Rita Caruzzo, criadora da boneca “Neguinha do Espanador”, que ganhou repercussão após movimentos negros acusarem a obra de racismo, pediu desculpas às pessoas que se sentiram agredidas com sua arte e que, na verdade, a intenção é homenagear e enaltecer às mulheres negras. A boneca, doada pela Brinquedos Estrela ao MuBE (Museu Brasileiro de Escultura), faz parte da exposição Mail Art Cupcake Estrela que está em cartaz no shopping Market Place, no Morumbi, zona oeste de SP. (mais…)
Porto, Porta de Entrada do Rio, Parte II: A Apropriação e Despolitização da Memória Negra
Essa é a segunda parte de uma série de quatro artigos sobre a Zona Portuária do Rio de Janeiro.
Por Eduarda Araujo, em RioOnWatch
Como vimos no primeiro artigo desta série, a Zona Portuária foi continuamente moldada por projetos urbanísticos que construíam uma cidade fundamentada na exploração do trabalho negro, e que ao mesmo tempo reafirmavam o não-pertencimento dessa população às suas áreas privilegiadas através das práticas governamentais de remoção e extermínio, presentes até os dias de hoje. A Zona Portuária e a sua população negra, alvo tanto de remoções (quando classificados como “invasores”) quanto de extermínio (quando classificados como “criminosos”, “traficantes”, etc.) podem nos ajudar a entender essa cidade em que a população negra é marginalizada e exterminada, mas que tem certos elementos de sua cultura utilizados como fontes de atração da indústria turística. Afinal de contas, como explicar uma região onde o circuito da Herança Africana se tornou um dos maiores atrativos turísticos, mas onde, ao mesmo tempo, as ocupações urbanas, com uma maioria de habitantes negros e negras, foram removidas ou despejadas? (mais…)
RJ – Esquecidos em Maricá, índios guaranis vão para a telona
Prefeitura prometeu ajudar indígenas
Por Daniel Pereira e Maria Inez Magalhaes, em O Dia
Rio – Uma novela em produção e uma missão: encontrar figurantes com características indígenas. Foi o que levou a produtora Renata Real até Itaipuaçu, distrito de Maricá, onde conheceu a aldeia Ara Owy Re. Lá, vive uma família de 25 guaranis. Mas o que deveria ser uma simples seleção para a TV virou causa pessoal: “Fiquei muito impressionada com as condições em que vivem. Não têm nada!” E assim surgiu a ideia do documentário ‘Guarani M’Byá — Índio Gente’, que está em finalização. “Toda a renda será doada aos índios”, diz, reforçando que eles ainda podem entrar na novela. (mais…)
Nortão: índios ‘mudam planos’ e não vão mais liberar tráfego na BR-163 até o meio-dia
Em Só Notícias
Uma das lideranças indígenas das tribos Terena e Maben-Grokre, Bemoro Metuktire, informou, esta manhã, ao Só Notícias, que a BR-163, no trecho entre Nova Santa Helena e Itaúba (cerca de 95 quilômetros de Sinop), foi desbloqueada e que ficaria liberada até o meio-dia, sendo retomada a interdição à tarde. “Ainda aguardamos resposta de Brasília sobre a exoneração da coordenadora de saúde indígena”, disse. Porém, eles mudaram planos e trancaram a rodovia, há poucos instantes, sem previsão de liberá-la. (mais…)
Extermínio de crianças no Brasil, por Siro Darlan
Por Siro Darlan*, no JB
Uma das mais avançadas Universidades do mundo, Harvard, concluiu que crianças negligenciadas em abrigos apresentam problemas de desenvolvimento no cérebro, o que leva à redução da capacidade linguística e mental. Segundo a pesquisa o cuidado infantil não se resume apenas em “trocar fraldas” ou “alimentar” as crianças. O desenvolvimento cerebral de bebês e crianças pequenas depende de estímulos de seus pais ou cuidadores. Quando são abandonadas e lhes falta o estímulo afetivo, este desenvolvimento é prejudicado. No Brasil há, segundo o CNJ, 80 mil crianças abandonadas em abrigos que não são fiscalizados. (mais…)
A Grécia poderá levar os ‘ventos da mudança’ à Europa?
Por
Muitos disseram que a eleição do partido de esquerda Syriza espalhará ondas de choque por toda a Europa.
É verdade, mas ela também provocará harmonias esquisitas, respostas locais e ecos imprevisíveis. Também dará, é claro, esperanças a outros partidos de extrema esquerda europeus. (mais…)
No Ceará, terra dos Tremembé é ameaçada por resort espanhol
Há quase quinze anos, indígenas lutam pela demarcação de sua terra em Itapipoca; cobiçada por empreendimento turístico, a área foi delimitada pela Funai há três anos, mas ainda não foi homologada pelo Ministério da Justiça
Por Ciro Barros, em Pública
É dia de festa – e de luta – no sítio São José, uma das quatro aldeias que compõem a Terra Indígena Tremembé da Barra do Mundaú, em Itapipoca, a 130 quilômetros de Fortaleza, Ceará. Nas cercas e nas palhoças deste território ameaçado estão as faixas exigindo a demarcação das terras. Uma delas aponta o inimigo que há quase quinze anos cobiça a área dos Tremembé: “Fora Nova Atlântida!”, exige a faixa. (mais…)
O Templo de Salomão e as ZEIS em São Paulo
Por Eduardo Nobre*, em ObservaSP
Alguns anos atrás, estive numa banca de doutorado no Recife. Hospedei-me na Praia de Boa Viagem e, à tardinha, logo depois de ter feito o check in no hotel, resolvi sair para jantar. Apesar de não ser muito adepto, resolvi ir até o shopping mais próximo pela facilidade e rapidez no serviço, visto que estava cansado da viagem. Para minha surpresa, no caminho, passei por uma ruazinha extremamente simpática. O casario colorido no alinhamento, meio que espontâneo, chamava a atenção. A vitalidade e a variedade do comércio e sua mescla com as habitações eram outras coisas que se destacavam. Tudo que os urbanistas contemporâneos definem como o ideal de cidade. (mais…)