Iniciar a gestão com a participação das comunidades indígenas, essa é a perspectiva do novo secretário indígena, Ozélio Isidório Messias, empossado no dia 2 de janeiro, como secretário da Secretária de Estado do Índio (SEI/RR).
Mayra Wapichana, CIR
Ozélio Isidório Messias, mais conhecido como Ozélio Macuxi, oriundo da comunidade indígena Barro, região do Surumu, Terra Indígena Raposa Serra do Sol, município de Pacaraima, ao lado de Leoma Ferreira, secretária adjunta, da etnia Macuxi, da comunidade indígena Vista Alegre, da Terra Indígena São Marcos, município de Boa Vista, ambos são a perspectiva de uma gestão diferenciada, participativa e transparente que a Secretaria busca apresentar as comunidades indígenas. Considerando que, há décadas o histórico da relação entre governo e povos indígenas de Roraima, sempre foi uma questão de conflito e nunca de parceria.
Porém, com o cenário de conquista de espaço e participação política, os povos indígenas, por meio das organizações indígenas e outras representatividades também assumem o compromisso junto à equipe empossada, de cumprir com as atribuições da Secretaria, tornando-a um espaço de fato e de direito, dos povos indígenas de Roraima.
Nesse sentido, iniciando as primeiras atividades, o secretário indígena realizou na manhã de ontem, 15, na sede da Secretaria, localizada no Centro de Artesanato Ko`go Damina, em Boa Vista, uma reunião com a participação das organizações indígenas, associações e cooperativas indígenas de produção, para ouvir as demandas oriundas das comunidades indígenas e juntos construírem o Plano Plurianual (PPA) de 2015, que deverá ser encaminhado em março desse ano.
Participaram dessa reunião, mais de doze organizações e associações indígenas, entre as quais, as mais atuantes no Estado, Conselho Indígena de Roraima (CIR), Organização dos Professores Indígenas de Roraima (OPIRR), Organização das Mulheres Indígenas de Roraima (OMIR), Associação dos Povos Indígenas de Roraima (APIRR), Associação dos Povos Indígenas da Terra São Marcos (APITSM), Associação dos Povos Indígenas Wai-Wai (APIW), além das cooperativas de produção e as organizações indígenas que atuam nas questões indígenas de Boa Vista.
O coordenador do Conselho Indígena de Roraima, Mário Nicacio, reforçou a atuação política, social e cultural da organização indígena em defesa dos direitos indígenas, além de reforçar também o apoio e parceira com as instituições que tem competência para tratar as questões, inclusive, com a Secretaria do Índio. Durante a apresentação, o coordenador entregou exemplares da publicação “Amazad Pana`adinh- Percepções das Comunidades Indígenas sobre Mudanças Climáticas”,trabalho realizado com três terras indígena, Manoá-Pium, Malacacheta e Jacamim, onde apresentam demandas que precisam ser implementadas.
Ozelio Macuxi complementou dizendo que o caminho inicial é ouvir, conhecer mais, a realidade e as necessidades das comunidades indígenas, para depois, de forma coletiva, elaborar os projetos que possam atender em tempo hábil as ações concretas, além disso dar visibilidade ao trabalho que deverá ser feito ao longo do período de permanência na Secretaria.
Entre as demandas de prioridade de atuação, o Secretário destacou a área de produção agrícola e de artesanato das comunidades indígenas, buscando fortalecer e prestar apoio, no sentido de tornar acessível o escoamento, no caso da produção, e do artesanato, a valorização e a comercialização do produto indígena. Embora tenham inúmeras dificuldades, a meta é dar retorno as comunidades indígenas, disse o Secretário indígena.
Foto: Reunião entre as lideranças indígenas e a Secretaria de Estado do Índio (SEI/RR).