O mais novo partido politico de Espanha é também o mais popular. Com raízes no movimento dos Indignados de 2011 (também chamado 15–M), o Podemos surgiu em janeiro com uma petição subscrita por umas dúzias de intelectuais. Nas eleições de maio para o Parlamento Europeu, apenas alguns meses depois da sua formação, o partido de esquerda alcançou 8 por cento dos votos. É atualmente o segundo maior partido político em Espanha em membros e o maior nas sondagens. Até o Financial Times admite que “o novo partido está na rota de estilhaçar o sistema bipartidário estabelecido em Espanha.” (mais…)
Day: 8 de janeiro de 2015
Mirian França: Requerimento à Comissão Nacional de Acesso à Justiça denuncia ação de Juiz que negou revogação da prisão e feriu direitos
EXMA. SRA. PRESIDENTE DA COMISSÃO NACIONAL DE ACESSO À JUSTIÇA DO CONSELHO FEDERAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL
REQUERIMENTO
C/cópia para Exmo. Sr. Valdetário Monteiro
Presidente da OAB-CE
Com os cumprimentos de praxe, venho trazer denúncias a mim colocadas por membros do Movimento Negro e da Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares no Ceará/ RENAP-CE, em relação à prisão da pesquisadora, farmacêutica, Miriam França de Melo. Sendo denúncias atinentes ao acesso à justiça, comunico à Comissão pertinente, da qual faço parte, bem como coloco com cópia para a Presidência de minha Seccional. (mais…)
Aldeia Capoeira, Caucaia, Ceará: os Tapeba e a destruição do seu território tradicional
Tania Pacheco – Combate Racismo Ambiental
Já estamos tão acostumados com esse tipo de visão, que não deveria haver muito a acrescentar à foto acima ou às outras que a acompanham. Devastação, crateras no solo desmatado, água empoçada em meio à lama… Só que neste caso o que as imagens retratam é parte de uma Terra Indígena já demarcada. Uma área perto de Caucaia, no Ceará, onde fica a Aldeia Capoeira, dos Tapeba. E uma terra que, embora sem a documentação definitiva, já está em poder dos ‘índios’, pelo menos teoricamente. (mais…)
Em Paraty (RJ), acordo garante pesca tradicional e conservação de estação ecológica
Intermediado pelo MPF, o acordo mostra que é possível compatibilizar a presença e a subsistência de populações tradicionais em unidades de conservação
A partir da mediação do Ministério Público Federal (MPF) em Angra dos Reis (RJ), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e os pescadores da comunidade de Tarituba, em Paraty (RJ), assinaram Temo de Ajuste de Conduta (TAC) para garantir a conservação da Estação Ecológica de Tamoios e a realização de projetos de pesquisa, bem como proporcionar a manutenção dos modos de vida e os meios de subsistência dos pescadores. (mais…)
A política indigenista sob comando do agronegócio
Clovis Antonio Brighenti, historiados e membro do Cimi
No último dia 5, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, a latifundiária e pecuarista ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, deixou claro qual será a política indigenista do próximo mandato da presidente Dilma Rousseff: nada de demarcações de terras indígenas e mudança na legislação, ou seja, uma continuidade mais radical dos últimos quatros anos do governo. Segundo a latifundiária, os indígenas atuais não têm direito porque eles “saíram da floresta e passaram a descer nas áreas de produção”. (mais…)
Por que a polícia de Nova York vira as costas ao prefeito
Violenta, racista e acostumada à impunidade, corporação não tolera governante que optou por constituir uma família multirracial
Por Terrel Jermaine Starr, no Alternet | Tradução Inês Castilho
Em setembro de 1992, a Associação Beneficente dos Policiais (Patrolmen’s Benevolent Association) organizou a invasão da prefeitura de Nova York, por milhares de policiais, em protesto contra a proposta do então prefeito, David Dinkins, de criar uma agência civil independente para investigar abusos policiais. Os oficiais pisotearam carros, derrubaram barricadas e ocuparam a ponte do Brooklyn. Entre as queixas estava o fato de Dinkins recusar-se a dar-lhes armas semi-automáticas. (mais…)
Manifesto internacional de solidariedade com o povo grego [com link para assinar]
O apelo “Mudemos a Europa – Juntos!” defende o direito do povo grego a romper com a austeridade e está aberto à subscrição pública.
Este apelo lançado esta semana em várias línguas (versão em português abaixo) conta com várias figuras do meio político e cultural internacional na lista dos promotores. Entre as primeiras assinaturas estão as de Judith Butler, Giorgio Agamben, Tariq Ali, Noam Chomsky, Uri Avnery, Nacho Alvarez, Susan George, David Harvey, Ken Loach, Michael Lowy, Eric Toussaint, Enzo Traverso, Immanuel Wallerstein, Jean Zigler e Slavoj Zizek. (mais…)
Declarações de Kátia Abreu devem potencializar protestos indígenas
Marilu Cabañas, RBA
Logo após assumir o cargo de ministra da Agricultura, a ex-senadora Kátia Abreu, deu declarações que ofenderam os indígenas, segundo o secretário-executivo do Conselho Indigenista Missionário, Cleber Buzatto. Ele afirma que as declarações da ministra devem potencializar os protestos de comunidades indígenas. (mais…)
Hoje debate ao vivo com o cineasta Sílvio Tendler, às 20h
Esse debate faz parte da campanha de financiamento colaborativo do documentário Livres, que reflete sobre a cruel realidade do sistema prisional brasileiro e a iniciativa de seis ex-presos de mudarem suas vidas por intermédio da arte. As cinco primeiras pessoas que acessarem a página da campanha (catarse.me/livres) e fizerem uma doação de qualquer valor durante o debate com o nosso querido Sílvio Tendler (das 20 às 21:30h) ganharão um DVD com um dos documentários desse que é certamente um dos maiores cineastas do Brasil. (mais…)