NOTA DE LUTO E SOLIDARIEDADE
As 117 organizações, entidades, movimentos e todos os cidadãos que fazem parte da Frente Ampla Contra o Projeto de Lei nº 2946/2015, manifestam seu luto pelas perdas de vidas e sua solidariedade aos sobreviventes da tragédia, moradores do Distrito de Bento Rodrigues e outras comunidades próximas assim como trabalhadores da empresa Samarco (Vale/BHP), em Mariana, devido ao desmoronamento criminoso das barragens do Fundão e Santarém.
Nas últimas 72 horas nossas vidas estão interligadas com o sofrimento de quem vivenciou tão violento impacto e com o significado da gigantesca devastação ambiental e social de Bento Rodrigues, regiões próximas e os trechos da Bacia do Rio Doce por onde os rejeitos tóxicos seguem numa trilha de destruição sem precedentes.
Não há mais como pensar em Minas Gerais sem lembrar desta página nunca antes imaginada em nossa história, já repleta de situações de impacto oriundas de um modelo de economia e governança neocolonial extrativista intensa e desmedida.
A memória desta tragédia nos manterá mais fortes no empenho e mobilização contra o PL 2946/2015, que exclui a sociedade do processo decisório e não prevê real melhoria nas estruturas de licenciamento e fiscalização, apresentado em regime de urgência pelo Governador Pimentel e incondicionalmente apoiado pela Federação de Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) e Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra).
Licenciamentos de projetos prioritários para o Governo do Estado não podem ser agilizados, porque intensificarão o processo de colapso ambiental e da crise hídrica no Estado de Minas Gerais. Somado com os impactos das mudanças climáticas, temos a certeza que o PL ampliará a probabilidade de novas tragédias sociambientais no futuro.
FRENTE AMPLA CONTRA O PL 2946/2015
Estou repassando a informação para a pessoa que está coordenando o grupo, Adelaide.
Prezados,
Sou Adelaide Dias da equipe da Minha Ouro Preto, uma rede de mobilização social que está sendo lançada na cidade. Decidimos entrar na causa de combate à votação da PL 2946/2015 do modo como podemos hoje, disponibilizando nossa ferramenta permite que sejam enviados emails direto para a caixa de entrada dos contatos que cadastramos na plataforma. Conseguimos em menos de 24hrs mais de 700 emails enviados aos deputados e a resposta de alguns deles.
Mas isso é muito pouco se não conseguirmos nos articular com os movimentos sociais que já estão se mobilizando para que essa PL seja discutida de forma participativa e que regime de urgência seja retirado!
Gostaria de uma oportunidade para conversar, pois como estamos em Ouro Preto fica muito difícil acompanhar o processo de tramitação da PL na Assembléia.
Segue meu contato pessoal: (31) 99805-8463
Desde já agradeço a atenção,
Adelaide Dias.