Governo federal tenta demitir Paul Singer

Dispensa visaria acomodar apetites da base de apoio ao Planalto. Teórico e defensor histórico da Economia Solidária, Singer revela: ajuste fiscal bloqueou 60% das verbas para setor

Pela Equipe da Fundação Rosa Luxemburgo* – Outras Palavras

À frente desde 2003 da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o economista Paul Singer é considerado referência e um dos principais defensores da pauta no Governo Federal. Aos 83 anos, concilia suas atividades em Brasília com convites constantes para falar sobre economia solidária no Brasil e no exterior. Nesse mês, ele participa, por exemplo, da Semana de Mudança e Congresso de Economia Solidária e Transformação, que acontece de 10 a 13 de setembro em Berlim (leia mais sobre o encontro em alemão, espanhol ou inglês). Sua atuação à frente da secretaria vai desde a articulação de parcerias com outras pastas, até ações diretas como medidas para o fortalecimento de cooperativas e de modelos de autogestão de empresas por trabalhadores. Em meio ao agravamento da crise econômica que atinge diferentes países, suas propostas de feiras de trocas, agricultura solidária e modelos sem fins lucrativos de negócios têm sido apontados como possível caminho alternativo para garantir empregos. Continue lendo “Governo federal tenta demitir Paul Singer”

Ler maisGoverno federal tenta demitir Paul Singer

Filme “Elas Falam” apresenta a experiência de professoras negras

O documentário traz à tona a corporalidade das professoras, ou seja, a forma de pensar, de agir e dá voz às suas memórias

EBC

O filme-documentário “Elas Falam” mostra a experiência de professoras negras do Distrito Federal e traz à tona a identidade, a forma de pensar, de agir e dá voz à memória delas.

Entrevista pelo Revista Brasília desta quarta-feira (2), produtora do filme e diretora de Ações Afirmativas e Assuntos Intersetoriais da Secretaria Adjunta de Políticas para Mulheres, Renata Parreira, diz que o filme conta várias histórias reais de professoras renomadas e reconhecidas pela sua trajetória na educação e com trabalhos intensos pela implementação do ensino da história da cultura africana e afro-brasileira nas escolas. Continue lendo “Filme “Elas Falam” apresenta a experiência de professoras negras”

Ler maisFilme “Elas Falam” apresenta a experiência de professoras negras

Encíclica Verde de Francisco e a crise climática: reflexões e ações para o Ceará

Adital

Movimentos sociais e pastorais sociais da Arquidiocese de Fortaleza realizam o debate “Encíclica Verde de Francisco e crise climática: reflexões e ações para o Ceará”, tendo como centro da discussão a nova carta ecológica do Papa Francisco, a Laudato Si’ [Louvado sejas, em português]. O evento acontece nesta quinta-feira, 03 de setembro, com programação a partir das 14h, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza [Estado do Ceará] e integra o calendário de atividades que antecede o Grito dos Excluídos, tradicional marcha dos movimentos sociais no Dia da Independência, 07 de setembro. Continue lendo “Encíclica Verde de Francisco e a crise climática: reflexões e ações para o Ceará”

Ler maisEncíclica Verde de Francisco e a crise climática: reflexões e ações para o Ceará

Semana da Diversidade Sexual da Maré 2015

Observatório de Favelas

A Semana da Diversidade Sexual na Maré chega a sua 4ª edição se consolidando como um espaço aberto de reflexão e proposição voltado para a garantia de direitos da população LGBT de favelas. Durante os dias 03, 04, 05 e 06 de setembro a Maré receberá uma programação que vai de seminário, exposição de fotografias e curtas sobre a luta LGBT, à Feira de Saúde, encerrando o domingo com a tradicional Parada LGBT, a partir das 17h na Rubens Vaz.

Este ano, além da programação, o Grupo Conexão G – realizador da Semana da Diversidade Sexual da Maré – fará uma homenagem as pessoas que apoiam a luta pelos direitos LGBT nas favelas. Para isso, foi criado o Prêmio Direitos Humanos, Cultura e Cidadania LGBT Atila Ramalho, que faz referência a um dos fundadores do Conexão G. Continue lendo “Semana da Diversidade Sexual da Maré 2015”

Ler maisSemana da Diversidade Sexual da Maré 2015

Com queda dos reservatórios, crise hídrica deve perdurar em São Paulo

Daniel Mello – Repórter da Agência Brasil

Com queda no nível dos reservatórios e poucas chuvas, a região metropolitana de São Paulo deve continuar a enfrentar grave crise no abastecimento de água. O Sistema Cantareira opera na reserva técnica, e tem armazenados 12,3% da capacidade total das represas. São necessários 131,4 bilhões de litros de água para o sistema voltar ao índice positivo.

Em 26 de julho, o sistema tinha 10,4% de déficit. Em um ano, o Cantareira perdeu 85,14 bilhões de litros de água, queda de 6,7 pontos percentuais em relação ao volume total. Outro sistema importante, o Alto Tietê, também opera em níveis baixos, apenas 14,4% da capacidade. Há um mês, esses reservatórios tinham armazenados 18,5% da capacidade. Continue lendo “Com queda dos reservatórios, crise hídrica deve perdurar em São Paulo”

Ler maisCom queda dos reservatórios, crise hídrica deve perdurar em São Paulo

Encontrada vala no México com restos de pelo menos 31 corpos, dizem ativistas

Da Agência Lusa

As autoridades mexicanas anunciaram hoje (2) terem encontrado, no norte do país, uma vala comum com cerca de 31 mil fragmentos de ossos correspondentes a pelo menos 31 corpos, de acordo com ativistas de direitos humanos.

A vala foi encontrada em um sítio na cidade de Salinas Victoria, a cerca de 35 quilômetros de Monterrey, informou Priscila Rivas, porta-voz das autoridades judiciárias do estado de Nuevo Léon.

As autoridades investigaram o local, após “depoimentos de criminosos detidos e informações fornecidas por vítimas”, afirmou. A porta-voz não quis precisar quantos fragmentos de ossos foram desenterrados, nem a quantos corpos podem corresponder. Continue lendo “Encontrada vala no México com restos de pelo menos 31 corpos, dizem ativistas”

Ler maisEncontrada vala no México com restos de pelo menos 31 corpos, dizem ativistas

Você já fez o papel ridículo de “líder de torcida” na rede?, por Leonardo Sakamoto

Leonardo Sakamoto

Creio que bati um recorde pessoal. Quase que imediatamente, fui chamado de petralha mamador das tetas da Dilma, ao criticar um política do PSDB. E de tucano capacho do Partido da Imprensa Golpista e sugador do Alckmin ao criticar uma política do PT. Detalhe: as reações foram sobre uma mesma fala.

Desculpem a história em primeira pessoa, mas, afinal, isto é um blog. Lembrei-me de uma historieta. Algum tempo atrás, um assessor político no Congresso Nacional disse que um certo texto meu sobre a situação social no Maranhão, apesar de bem apurado e com informação, seria pouco distribuído nas redes sociais. Continue lendo “Você já fez o papel ridículo de “líder de torcida” na rede?, por Leonardo Sakamoto”

Ler maisVocê já fez o papel ridículo de “líder de torcida” na rede?, por Leonardo Sakamoto

Transposições de Pirro, artigo de Roberto Malvezzi (Gogó)*

O pânico da irrigação do vale do São Francisco

EcoDebate

A transposição de águas do Tocantins para o São Francisco tomou conta da mídia de Juazeiro e Petrolina por esses dias. Juntos, autoridades e empresários do setor pedem imediata transposição para salvar seus projetos irrigados.

O pedido chegou a ser feito diretamente pelo prefeito da cidade à presidenta Dilma quando ela veio inaugurar mais unidades do “Minha Casa, Minha Vida” aqui em Juazeiro. Continue lendo “Transposições de Pirro, artigo de Roberto Malvezzi (Gogó)*”

Ler maisTransposições de Pirro, artigo de Roberto Malvezzi (Gogó)*

Bolivia: Guaraníes anuncian “medidas de presión” por ser excluídos de Fondo Indígena

Presidente de la APG asegura que fueron separados del nuevo Fondo como represalia por protestar contra explotación hidrocarburífera en su territorio

Servindi – A raíz de haber sido excluidos del nuevo Fondo de Desarrollo Indígena la Asamblea del Pueblo Guaraní (APG) anunció que solicitarán un diálogo con el Gobierno y que realizarán medidas de presión de no haber conclusiones positivas. Continue lendo “Bolivia: Guaraníes anuncian “medidas de presión” por ser excluídos de Fondo Indígena”

Ler maisBolivia: Guaraníes anuncian “medidas de presión” por ser excluídos de Fondo Indígena

Por um feminismo que vá além das mulheres

Ele pode ter como programa desconstruir a categoria “mulher” e ampliar sua mirada para toda forma de subalternidade, invisível e silenciada

Por Carla Rodrigues – Outras Palavras

A obra do filósofo Jacques Derrida interessou à teoria feminista por muitas razões, uma delas foi a ligação que ele fez entre dois termos: falocentrismo, centramento no masculino, e logocentrismo, o centramento no logos, na razão, no sentido, forjando assim o neologismo falo-logocentrismo para indicar que todo discurso de poder é um discurso falogocêntrico do homem, branco, europeu, heterossexual, carnívoro, e senhor de sua própria razão, que tem o poder de dizer o que é o mundo. Ficam de fora mulheres, negros, crianças, animais, orientais, e todos aqueles que são subalternizados na categoria de “outro”. Essa é uma das explicações para que as mulheres, sendo metade da humanidade, ou os negros, sendo mais da metade da população brasileira, sejam tratadas como “minorias”. Continue lendo “Por um feminismo que vá além das mulheres”

Ler maisPor um feminismo que vá além das mulheres